1- QUANTO VALE?
6 dezenas? ______
8 dezenas? _____
9 dezenas e 6 unidades? ______
1 dezena e 7 unidades? ______
3 dezenas e 9 unidades? ______
1 centena? _____
3 centenas? ______
5 centenas? ______
1 centena + 3 dezenas + 4 unidades? ______
2 centenas + 5 dezenas + 8 unidades? ______
3 centenas + 6 dezenas + 0 unidades? _____
8 – COMPLETE COM = OU = .
6 + 6 ____ 12 4 + 2 + 3 _____ 10
4 + 2 + 1 _____9 10 + 10_______19
12 + 12_____ 24 6 + 3 + 4_____ 13
9 – RESOLVA AS SUBTRAÇÕES.
a) 10 – 5 = ___
b) 15 – 3= ___
c) 20 – 10 = _____
d) 9 – 5 = ______
e) 16 – 8 = ______
f) 14 – 7 = ______
g) 18 – 10 = _____
h) 17 – 5 =______
ESTUDAR ESCRITA DE NUMERAIS POR EXTENSO
0 - zero
1 - um
2 – dois
3 – três
4 – quatro
5 – cinco
6 – seis
7 – sete
8 – oito
9 – nove
10- dez
11 – onze
12 – doze
13 – treze
14 – catorze ou quatorze
15 – quinze
16 – dezesseis
17 – dezessete
18 – dezoito
19 – dezenove
20 – vinte
30 – trinta
40 – quarenta
50 – cinquenta
60 – sessenta
70 – setenta
80 – oitenta
90 – noventa
100 – cem
200 – duzentos
300 – trezentos
400 – quatrocentos
500 – quinhentos
600 – seiscentos
700 – setecentos
800 – oitocentos
900 – novecentos
1.000 – mil
ESTUDAR
NÚMEROS PARES ATÉ 200.
0 2 - 4 - 6 - 8
10 - 12 - 14 – 16 - 18
20 - 22 – 24 – 26 – 28
30 – 32 – 34 – 36 – 38
40 – 42 – 44 – 46 – 48
50 – 52 – 54 – 56 – 58
60 – 62 – 64 – 66 – 68
70 – 72 – 74 – 76 - 78
80 – 82 – 84 – 86 - 88
90 – 92 – 94 – 96 – 98
100 – 102 – 104 – 106 – 108
110 – 112 – 114 – 116 – 118
120 – 122 – 124 – 126 – 128
130 – 132 – 134 – 136 – 138
140 – 142 – 144 – 146 – 148
150 – 152 – 154 – 156 – 158
160 – 162 – 164 – 166 – 168
170 – 172 - 174 – 176 – 178
180 – 182 – 184 – 186 – 188
190 – 192 – 194 – 196 – 198
200.
NÚMEROS ÍMPARES ATÉ 199
1 – 3 – 5 – 7 – 9
11 – 13 – 15 – 17 – 19
21 – 23 – 35 – 27 – 29
31 – 33 – 35 – 37 – 39
41 – 43 – 45 – 47 – 49
51 – 53 – 55 – 57 – 59
61 – 63 – 65 – 67 – 69
71 – 73 – 75 – 77 – 79
81 – 83 – 85 – 87 – 89
91 – 93 – 95 – 97 – 99
101 – 103 – 105 – 107 – 109
111 – 113 – 115 – 117 – 119
121 – 123 – 125 – 127 – 129
131 – 133 – 135 – 137 – 139
141 – 143 – 145 – 147 – 149
151 – 153 – 155 – 157 – 159
161 – 163 – 165 – 167 – 139
171 – 173 – 175 – 177 – 179
181 – 183 – 185 – 187 – 189
191 – 193 – 195 – 197 - 199
O burro que vestiu a pele de um leão
1 - LEIA O TEXTO
Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal.
Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir correndo dele que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação.
Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:
— Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!
Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.
Entendendo melhor o texto:
1) Quantos parágrafos tem o texto?
R: _________________________________
2) No trecho “ Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra sublinhada refere-se à brincadeira
( ) do caçador. ( ) do leão. ( ) do burro. ( ) da raposa.
3)O burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o burro soltou um som de:
( ) alegria. ( ) desânimo . ( ) dúvida. ( ) espanto.
4)Para entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal.
( ) bravo. ( ) esperto. ( ) tolo. ( ) feroz.
5) Copie o 1º parágrafo do texto:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) O burro assustou os bichos quando
( ) encontrou uma pele de leão.
( ) segurou a pele de um leão.
( ) vestiu a pele de um leão.
7)Todos os bichos fugiam correndo porque tinham medo de:
( ) burro. ( ) leão. ( ) caçador. ( ) raposa.
8)O ponto de exclamação em “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!” indica que a raposa está:
( ) chorosa. ( ) gozadora. ( ) irritada. ( ) quieta.
Leia o texto: O homem e a cobra
Certo homem de bom coração encontrou na estrada uma cobra estanguida de frio.
─Coitadinha! Se fica por aqui ao relento, morre gelada.
Tomou-a nas mãos, conchegou-a ao peito e trouxe-a para casa. Lá a pôs perto do fogão.
─Fica-te por aqui em paz até que eu volte do serviço a noite. Dar-te-ei então um ratinho para a ceia.
E saiu. De noite ao regressar, veio pelo caminho imaginando a festa que a cobra lhe faria.
─Coitadinha! Vai agradecer-me tanto...
Agradecer, nada! A cobra já desentorpecida, recebeu-o de língua de fora e bote armado, em atitude tão ameaçadora que o homem enfurecido exclamou:
─Ah, é assim? É assim que pagas o benefício que te fiz? Pois espera, minha ingrata , que já te curo...
E deu cabo dela com uma paulada.
Fazei o bem , mas olhai a quem.
VOCABULÁRIO:
estanguida - congelada, endurecida regressar: voltar
desentorpecida - reanimada, descongelada deu cabo: matou
ESTUDO DO VOCABULÁRIO.
1)Relacione as colunas:
(1) estanguida ( ) reanimada,descongelada
(2) desentorpecida ( ) matou
(3) deu cabo ( ) congelada, endurecida
(4) regressar ( ) voltar
TRABALHANDO COM O TEXTO:
2) Quantos parágrafos têm o texto?
R - ____parágrafos.
3) O que o homem encontrou na estrada?
R:___________________________________________________
4) Como estava a cobra?
R:____________________________________________________
5) Escreva o que o homem falou ao sair para o trabalho:
R:__________________________________________________________________________________________________________
6) Como a cobra recebeu o homem?
R:____________________________________________________
7) Copie o 7º parágrafo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto: O peixinho comilão
Era uma vez um peixinho dourado, muito comilão. Vivia comendo. Não mastigava: engolia.
O peixinho dizia:
— Mastigar custa tempo.
Ele não queria perder tempo.
A mãe dele sempre dizia:
Não sei a quem este pequeno saiu...
E ralhava com o filho:
—Assim também é demais! Mastiga, pequeno! Você acaba sofrendo do estômago.
Mas o peixinho nem ligava. Ele queria era encher o barrigão e ficar um peixão. Enquanto os irmãos brincavam, o peixinho comilão vivia procurando coisas para comer.
Os irmãos chamavam:
— Vem brincar!
O peixinho comilão respondia:
— O melhor brinquedo é comer.
1) Faça a cópia do texto.
______________________________________________________________
_______________________________________________________________
____________________________________________________________
______________________________________________________________
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_________________________________________________________________
2) Quantos parágrafos têm o texto? R- 14 ( ) 13 ( ) 15 ( )
3) Marque as frases corretas de acordo com o texto:
a) ( ) O peixinho dourado era muito comilão.
b) ( ) O peixinho não mastigava: engolia.
c) ( ) O peixinho brincava com os irmãos.
d) ( ) O peixinho queria encher o barrigão.
4) Quem diz estas frases? O peixinho ou a mãe?
a) — Mastiga custa tempo. _____________________________
b) — Não sei a quem este pequeno saiu. __________________
c) — Você acaba sofrendo do estômago.___________________
d) — O melhor brinquedo é comer.______________________
5) E você, é como o peixinho da história? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
1) Escreva por extenso:
100 = cem
10 = _______________________
200 = _______________________
20 = _______________________
300 = _______________________
30 = _______________________
400 = _______________________
40 = _______________________
3) Escreva os numerais ímpares de 1 até 81:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) escreva os numerais pares de zero até 82__________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
5)Escreva por extenso:
121= cento e vinte e um
123__________________________________________
125__________________________________________
146__________________________________________
155__________________________________________
4) Escreva os numerais de 200 até 269:
200 - ________________________________________________________
210 - ________________________________________________________
20 - ________________________________________________________
230 - ________________________________________________________
240 - ________________________________________________________
250 - ________________________________________________________
269 - ________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário