23/04/2011

INTERPRETANDO TEXTO E GRAMÁTICA

ESC. EST. DEP. NORBERTO SCHWANTES
PROFESSORA – MARISTELA
SÉRIE – 3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNO (A)_______________________________________________________________________________



1 - Leia o texto abaixo com atenção:

O GATINHO PERDIDO

Era uma vez um gatinho perdido. Ele era pretinho como jabuticaba e tinha uma pinta branca debaixo dos olhos.
Quando Lelinha chegou da escola, encontrou o gatinho perdido, triste, assentado no muro de sua casa. Deu leite quentinho para ele beber.
Lelinha perguntou à mamãe:
- Eu posso ficar com este gatinho para mim?
- Não filhinha, você deve devolver o gatinho ao seu dono. – respondeu a mamãe.
- Eu pensava que quando alguém achava uma coisa, ficava dono dela, - disse Lelinha.
- Não fica, quando alguém encontra alguma coisa que pertence a outra pessoa, deve devolvê-la - disse a mamãe.
- Então eu vou procurar o dono deste gatinho – disse a menina.
(Therezinha Casasanta. O gatinho Perdido. São Paulo, Ed. Do Brasil)


ð Entendendo o texto...

A - Como era o gatinho que Lelinha encontrou?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B – O que a menina fez quando encontrou o gatinho?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C – O que a mãe de Lelinha ensinou com a história do gatinho?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



D – O que Lelinha poderia fazer para achar o dono do gatinho? Escreva sua ideia abaixo.

_________________________________________________________________

- Exercitando...

1 – Faça o que se pede:

A- Lelinha é um nome que está no diminutivo. Retire do texto duas palavras que estão no

diminutivo: _________________ e _________________


B – Para indicar elementos em tamanhos grandes, as palavras precisam estar no

_________________ ( aumentativo/ diminutivo).


C – Risque as palavras que não pertencem ao grupo abaixo:

GRUPO DOS AUMENTATIVOS


JANELONA – GATÃO – CORAÇÃO – MÃEZONA – CAMINHÃO – PLANTAÇÃO – MENINÃO


D – Sublinhe, no texto, três palavras que estão no feminino.

2 - Lelinha encontrou um gatinho. Como ficaria esta frase se ela tivesse encontrado mais de um gato? Reescreva as frases abaixo, passando-as para o PLURAL.

A - Quando a menina chegou da escola, encontrou o gatinho.

_____________________________________________________________________


B- A mãe ensinou a lição para a filha.

_____________________________________________________________________


C- O dono estava preocupado com a fuga do bichinho.

_____________________________________________________________________________


AGORA, MARQUE A RESPOSTA CORRETA:

> As palavras para indicarem mais de um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR


> As palavras para indicarem apenas um elemento, são escritas no:

( ) PLURAL ( ) SINGULAR


3 - Gatinho é uma palavra que está no masculino. Coloque o ou a antes das palavras abaixo:

_____ navio _____ arara _____ camisa _____ bicicleta

_____ colher _____ voz _____ caixote _____ guardanapo


> CIRCULE as palavras acima que estão no FEMININO.

3 comentários: