ESC. EST. DEP. NORBERTO SCHWANTES
PROFESSORA – MARISTELA
SÉRIE – 3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
ALUNO (A)_______________________________________________________________________________
1 - Leia o texto abaixo com atenção:
O GATINHO PERDIDO
Era uma vez um gatinho perdido. Ele era pretinho como jabuticaba e tinha uma pinta branca debaixo dos olhos.
Quando Lelinha chegou da escola, encontrou o gatinho perdido, triste, assentado no muro de sua casa. Deu leite quentinho para ele beber.
Lelinha perguntou à mamãe:
- Eu posso ficar com este gatinho para mim?
- Não filhinha, você deve devolver o gatinho ao seu dono. – respondeu a mamãe.
- Eu pensava que quando alguém achava uma coisa, ficava dono dela, - disse Lelinha.
- Não fica, quando alguém encontra alguma coisa que pertence a outra pessoa, deve devolvê-la - disse a mamãe.
- Então eu vou procurar o dono deste gatinho – disse a menina.
(Therezinha Casasanta. O gatinho Perdido. São Paulo, Ed. Do Brasil)
ð Entendendo o texto...
A - Como era o gatinho que Lelinha encontrou?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B – O que a menina fez quando encontrou o gatinho?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C – O que a mãe de Lelinha ensinou com a história do gatinho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D – O que Lelinha poderia fazer para achar o dono do gatinho? Escreva sua ideia abaixo.
_________________________________________________________________
- Exercitando...
1 – Faça o que se pede:
A- Lelinha é um nome que está no diminutivo. Retire do texto duas palavras que estão no
diminutivo: _________________ e _________________
B – Para indicar elementos em tamanhos grandes, as palavras precisam estar no
_________________ ( aumentativo/ diminutivo).
C – Risque as palavras que não pertencem ao grupo abaixo:
GRUPO DOS AUMENTATIVOS
JANELONA – GATÃO – CORAÇÃO – MÃEZONA – CAMINHÃO – PLANTAÇÃO – MENINÃO
D – Sublinhe, no texto, três palavras que estão no feminino.
2 - Lelinha encontrou um gatinho. Como ficaria esta frase se ela tivesse encontrado mais de um gato? Reescreva as frases abaixo, passando-as para o PLURAL.
A - Quando a menina chegou da escola, encontrou o gatinho.
_____________________________________________________________________
B- A mãe ensinou a lição para a filha.
_____________________________________________________________________
C- O dono estava preocupado com a fuga do bichinho.
_____________________________________________________________________________
AGORA, MARQUE A RESPOSTA CORRETA:
> As palavras para indicarem mais de um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR
> As palavras para indicarem apenas um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR
3 - Gatinho é uma palavra que está no masculino. Coloque o ou a antes das palavras abaixo:
_____ navio _____ arara _____ camisa _____ bicicleta
_____ colher _____ voz _____ caixote _____ guardanapo
> CIRCULE as palavras acima que estão no FEMININO.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSUAS ATIVIDADES SÃO ÓTIMAS. ESTAMOS USANDO AQUI NA MINHA ESCOLA. UM ABRAÇO.
ExcluirNossa seu blog é muito show gosto tanto dele que todos os dias faço uma visita.
ResponderExcluirEsse Blog abaixo é meu caso queira divulgar o seu nele fica a vontade.
Todas as Interpretações Possui Gabarito
Interpretação de texto Simples:
História de Chico - 1° série
Dona Borboleta - 1° série
Dona Joaninha - 1° Série
Caracol - 2° série
Continho - 2° série
Família de Gatos - 2° série
História de Emília - 2° série
Menino Maluquinho - 3° série
O bicho - 4° série
Todas as Interpretações Possui Gabarito
Interpretação de Textos Sobre:
Interpretação de texto sobre Adjetivos
Interpretação de texto sobre Advérbio
Interpretação de texto sobre Oxitonas
Interpretação de texto sobre Paroxítonas
Interpretação de texto sobre Proparoxítonas
Interpretação de texto sobre Substantivo Comum
Interpretação de texto sobre Substantivos Próprios
Interpretação de texto sobre Substantivos Coletivos
Interpretação de texto sobre Substantivo Primitivo
Interpretação de texto sobre Substantivos Derivados
Todas as Interpretações Possui Gabarito