A Borrachinha que queria ser lápis
Era
um dia lindo. Mas Borrachinha não estava nem um pouco contente. Ela se cansara
de ser borracha e queria ser lápis.
―Estou
farta de ter de olhar para cima quando falo com as pessoas! Todo mundo olha para baixo ou para frente. Só eu
fico sendo essa coisa que ninguém vê. Mãããããããeeeeeee!
Mamãe
Borracha, na cozinha, misturava _ numa tigela bem grande _ salsa, pimenta
e avestruz para o seu tradicional bolo à
milanesa. Quando soube da vontade da filha, quase desmaiou.
―
Como??? Vá falar com seu pai que a situação está séria!
Papai
Borracha lia o jornal, tranquilamente. A Senhorita Elefoa vencera o campeonato
de tênis, Dona Gambá fora eleita Miss Universo. Quando ia se informar sobre o
que se passava no Reino dos Girassóis, ouviu o choro da filha.
―
Borrachinha, o que é isso?
―
Papai, eu quero ser lápis. Lápis é grande, é bonito, magrinho, olhando todo
mundo de frente ou de cima, nunca de baixo. Ah, pai, eu não quero ser
pequenininha não, eu quero é ser
elegante! Bem alta!
De
nada adiantou Papai e Mamãe Borracha explicarem que Borrachinha pertencia a uma
nobre família de borrachas. Sem ela, os meninos não teriam como apagar os erros
e, além disso, ela era linda, encantadora,sendo bem gordinha e redondinha.
―
Buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
―
Deixe de bobagem. Por que você não sai pela cidade para resolver o seu
problema? Já é hora de conhecer o mundo. Talvez você até mude de idéia.
TRABALHANDO COM O TEXTO:
1)O texto mostra principalmente
(A) a finalidade das borrachas.
(B) a insatisfação da borracha.
(C) o cuidado da mãe na cozinha.
2) A expressão”quase desmaiou” no trecho
“Quando soube da vontade da filha, quase desmaiou” significa que a mãe ficou
(A)assustada. (B)
doente. (C) triste.
3)A resposta da Borrachinha “―Buaaaaaaaaaaaaaa!!!
Significa que ela estava
(A) resmungando. (B)chorando. (C)
cantarolando.
4) Os sinais de travessão usados na história
servem para
(A) destacar uma idéia importante.
(B) indicar que o texto acabou.
(C) marcar as falas nos diálogos.
5)Borrachinha não estava contente porque
(A) queria muito se transformar em lápis.
(B) não conhecia quase nada da cidade.
(C) era muito mimada pelo pai e pela mãe.
6)A repetição dos sons “ããããããããããããã” e
“eeeeeee” usada em: “Mããããããeeeeeeee!”
(A) ensina como deve ser escrita a palavra
mãe.
(B) reproduz o jeito como Borrachinha chamou
a mãe.
(C) indica que essa palavra é comprida.
7) A palavra isso no trecho “Borrachinha, o que é isso?, refere-se
(A) ao choro de Borrachinha.
(B) ao campeonato de tênis.
(C) ao sossego do pai.
CARTÃO RERSPOSTA
1
|
A
|
B
|
C
|
2
|
A
|
B
|
C
|
3
|
A
|
B
|
C
|
4
|
A
|
B
|
C
|
5
|
A
|
B
|
C
|
6
|
A
|
B
|
C
|
7
|
A
|
B
|
C
|
ótimo texto eu adorei
ResponderExcluirAdorei.
ResponderExcluirVou acrescentar para destacar a fala dos personagens e narrador. Depois ilustrar.
Obrigada
Scheila
ResponderExcluir