1) Leia
o texto abaixo
e responda às
questões seguintes.
Quem tem medo
de aranha?
A maior parte
das pessoas tem pavor
de aranhas. Mas não é
uma aranha magrinha. Em
geral , só temos medo
daquelas aranhas enormes e
bem peludas. Sorte das
pequenas e azar nosso. Muito usadas
nos filmes de terror , as
aranhas peludas como a
caranguejeira , e o escorpião
ganharam fama de maus. Pois
saiba que as
aranhas mais venenosas
e cuja picada pode
trazer problemas para
você são as
pequenas. E o escorpião ,
ao contrário do que
se divulga , só
ataca quando é machucado - um pisão, por exemplo.
A caranguejeira não
possui um veneno potente , capaz de
fazer mal ao ser
humano. O escorpião possui veneno
mais tóxico que o
da aranha. Sua picada
causa muita dor
e inchaço. O soro contra
a picada do
escorpião é o
antiescorpiônico ou
antiaracnídeo.
Caranguejeira
é um tipo
de :
a)(
) escorpião
b)( )
caranguejo
c)(
) aranha
d)( )
soro
Leia: "O
escorpião possui veneno mais tóxico que o da
aranha. Sua picada causa
muita dor e
inchaço." A palavra
“sua” refere-se:
a) ( )
ao escorpião
b) ( )
ao veneno
c) ( )
à aranha
d) ( )
ao tóxico
O
objetivo do texto
é informar sobre:
a) ( )
como cuidar de aranhas
e escorpiões.
b) ( )
o veneno
das aranhas e
dos escorpiões.
c) ( )
os animais utilizados
em filmes de
terror.
d) ( )
como vivem as
aranhas e os
escorpiões.
Nome_______________________________________________________
1)Leia
o texto abaixo
e responda às
questões seguintes.
DE PECINHA
EM PECINHA
Para
criar mosaicos os
artistas costumam fazer
um desenho em papel. Depois , passam a
figura para a
superfície onde vão colar
as pecinhas que
definirão o trabalho. Elas
podem ser grudadas com
cola , cimento , gesso ou outro
material qualquer.
Para
conseguir essas peças , eles vão cortando
vidro ou cerâmica com
ferramentas apropriadas , que lembram
um alicate. É possível usar
pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares e até
redondos , dependendo do
efeito que o artista quer
dar ao seu
trabalho.
Revista Recreio
O
título do texto
pode ser:
a)(
) Como criar
mosaicos
b)( )
A vida
dos artistas.
c)( )
Ferramentas importantes.
d)( )
Desenhos em papel.
Este
texto serve para:
a)( )
contar como é
a vida dos
artistas.
b)( )
ensinar a recortar
tirinhas de papel.
c)( )
explicar como de
constrói um mosaico.
d)( )
mostrar como trabalha
um bom pintor.
Leia a
frase: "Elas podem ser
grudadas com cola , cimento , gesso ou outro
material qualquer”. Nesta frase
, a palavra “elas” se
refere às:
a)(
) pecinhas
b)( )
artistas
c)( )
ferramentas
d)( )
pinturas
Nome_______________________________________________________
1)Leia
o texto e responda
às questões.
. Não solte
pipas em dias
de chuva ou
quando há relâmpagos.
.Não solte
pipas perto de
fios telefônicos ou
elétricos ou de antenas. Procure lugares
abertos como praças
, parques , campos de futebol etc.
.Se a
pipa enroscar nos
fios , não tente tirá-la. Sempre é
melhor perder a pipa
do que a
vida.
.Não use
linha metálica , como fio de cobre
de bobinas.
.Use luvas
para não queimar
as mãos na linha.
.Olhe bem
onde pisa , especialmente para
trás.
.Cuidado com
ruas e lugares movimentados.
.Atenção com
motos e bicicletas: a
linha pode ser perigosa para
elas.
.Não use
linha cortante(cerol).É facílimo
cortar as pessoas com elas,
e inclusive você
mesmo.
. Não empine
pipas sobre lajes
e telhados , pois uma
queda poderá ser fatal.
Qual
é o melhor
título para o
texto que você
leu?
a)( )
Dicas de
segurança para empinar
pipas.
b)( )
Como usar o
vento para empinar
pipas.
c)( )
Roupas e
equipamentos para soltar
pipas.
d)( )
O que
você deve usar para
empinar pipas.
Luvas
devem ser usadas
para:
a) ( )
enroscar as linhas
metálicas
b) ( )
proteger as mãos
de queimaduras
c) ( )
segurar os fios
telefônicos e elétricos
d) ( )
desenroscar a pipa
dos fios elétricos
A
linha pode ser
perigosa para motos
e bicicletas porque:
a) ( )
as crianças são
muito distraídas.
b) ( )
os motoqueiros dirigem
sem atenção.
c) ( )
pode causar algum
acidente grave.
d) ( )
pode ficar molhada
com a chuva.
O
texto que você
leu serve para:
a) ( )
contar uma história
b) ( )
vender brinquedos
c) ( )
divertir as pessoas
d) ( )
orientar as pessoas
Nome_________________________________
1)Leia
o texto abaixo:
PORQUE O GALO
CANTA AO AMANHECER?
O
galo é um
verdadeiro despertador. Ao nascer
do dia , ele canta bem
alto para avisar
ao galinheiro que
continua vivo e no
comando. O cocoricó tem a
função de assustar
qualquer desafiante. É o jeito
que ele encontrou para
controlar seu território.
Geralmente, o galinheiro tem um único
galo , pois só um sobreviveria
à disputa pela
liderança.
Marcelo Duarte
De
acordo com o
texto , o
galo canta ao
amanhecer:
a) ( )
para acordar quem
não tem despertador.
b) ( )
porque só há
um galo em
cada galinheiro
c) ( )
para manter seu
poder no galinheiro
d) ( )
porque precisa avisar
que o dia
nasceu.
Cassiana Carla Marçal
Nome_____________________________________________
O Chinês e o Ladrão
Eu li, não sei onde, a história de um
velho chinês.
No dia de seu aniversário, convidou
seus parentes e amigos para uma festa.
Terminada a festa, como vivia sozinho,
começou a arrumar a sala.
Quando estava guardando a comida e a
bebida, viu uma sombra de uma cabeça refletida no soalho. Olhou para cima e viu
um homem escondido entre as vigas do telhado. Sem perder a calma, falou:
- Mil perdões por tirar a mesa
enquanto um convidado ainda está na sala. Desça e sirva-se, por favor.
O homem desceu e comeu o quanto quis,
servido pelo chinês com toda a delicadeza.
Confuso com tanta amabilidade, o
ladrão falou em se retirar. O velho chinês o interrompeu:
- Não tenha pressa. Antes de ir
embora, o amigo vai me dar a honra de aceitar um presente. Toma e abra.
E deu-lhe um de seus presentes, uma
caixa embrulhada em papel de seda.
Com as mãos tremendo, o homem desembrulhou e viu uma linda túnica azul,
bordada com fios dourados.
Foi o suficiente para comover o
gatuno. Arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
D’Olim
Morate
Você entendeu o texto?
1 – Responda com resposta completas.
a) Quais as personagens do texto?______________________________________
b) A história acontece no dia do aniversário de
quem?______________________
c) O que o chinês fez no dia do seu aniversário?__________________________
__________________________________________
2 – Complete as frases de acordo com o texto.
a) Terminada a festa, como vivia sozinho,
___________________________
_________________________________________________________ .
a)
Quando estava guardando a comida e a bebida, ___________________
___________________________________________________________
3 – Marque a frase que está de acordo com o
texto:
[ ] O
chinês perdeu a calma.
[ ] O
chinês não perdeu a calma.
4 – Escreva:
a) a
frase em que o chinês se desculpa;
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) o convite que o chinês fez ao ladrão.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
5 –Numere de acordo com a ordem em que os fatos
aparecem no texto:
[ ] O
gatuno, arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
[ ] O
chinês o interrompeu.
[ ] O
homem desceu e comeu o quanto quis.
[ ] O
chinês presenteou o ladrão com uma linda túnica azul.
[ ] O
ladrão falou em se retirar.
6 –Dê sua opinião por escrito.
a) Qual
o ensinamento transmitido no texto?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
b) O que
você achou da atitude do chinês?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Separe em sílabas as palavras e
classifique-as conforme o quadro.
Palavra
separação quanto ao número quanto a sílaba
de sílabas de sílabas tônica
chinês chi-nês dissílaba nês
amigos___________________________________________________
amigos___________________________________________________
papel_____________________________________________________
aniversário________________________________________________
parentes__________________________________________________
festa_____________________________________________________
comida___________________________________________________
bebida____________________________________________________
homem___________________________________________________
delicadeza________________________________________________
ladrão___________________________________________________
túnica__________________________________________________
céu___________________________________________________
7– Faça o que se pede:
a) dê o
feminino de chinês ___________________________
b) dê o
plural do substantivo ladrão ____________________
c) dê o
singular da palavra perdões ___________________
d) passe
a frase para o plural: “ O homem desceu
e comeu muito.”
__________________________________________________________