O
galo que logrou a raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da
raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo:
“...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a
guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa
e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses
poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal
notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e
traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo
três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da
confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis
saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
-
Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos
cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, - esperteza e meia.
Interpretação
1-Em
“Um velho galo matreiro, percebendo...” – a palavra sublinhada significa:
A(
) notando
B(
) adivinhando
C(
) supondo
D(
) prevenindo
2-
Em ...”percebendo a aproximação da raposa...” – apalavra sublinhada pode ser
substituída por:
A(
) proposta
B(
) intenção
C(
) voz
D(
) chegada
3-
E “empoleirou-se
numa arvore” – a palavra sublinhada pode ser substituída por:
A(
) escondeu-se
B(
) subiu
C(
) pulou
D(
) encolheu-se
4-
Em “a raposa, desapontada, murmurou consigo” – a palavra
sublinhada significa:
A(
) disse em voz baixa
B(
) falou disfarçadamente
C(
) resmungou
D(
) pensou
5-
Em “Muito bem! – exclamou o galo.”- a palavra sublinhada significa:
A(
)falar em voz alta e com admiração.
B(
) falar em tom de censura.
C(
) falar demonstrando aprovação.
D(
) falar em tom autoritário.
6-
Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a
expressão sublinhada equivale a:
A(
) entre as
B(
) apesar das
C(
) longe das
D(
) sem as
7-
Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão
sublinhada quer dizer:
A(
) ir para um lugar que não faça tanto calor.
B(
) sair para o ar livre.
C(
) ir saindo.
D(
) colocar-se a salvo.
8-
Em “E raspou-se” significa:
A(
) saiu calmamente.
B(
) saiu precipitadamente.
C(
) escondeu-se.
D(
) feriu-se.
9-
Quando o galo se empoleirou na árvore, a raposa ficou:
A(
) zangada.
B(
) decepcionada.
C(
) indiferente.
D(
) contente.
10-A
respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu
malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em:
A(
) aliviar o sofrimento do galo.
B(
) dar uma lição no galo.
C(
) cozinhar o galo.
D(
) fazer amizade com o galo.
11-
Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e
traições!” – o galo se refere às:
A(
) desavenças ocorridas entre os homens.
B(
) brigas entre ele e a raposa.
C(
) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
D(
) desavenças que houve no reino animal.
12-
A raposa é tida como um animal muito assustado, esperto. Nessa fábula, a raposa
mostrou-se:
A(
) mais esperta do que o galo.
B(
) menos esperta do que o galo.
C(
) tão esperta quanto o galo.
D(
) muito esperta, além de corajosa e brincalhona.
13-
O nome Co-ri-có-có, usado pela raposa em referência ao galo, relaciona-se:
A(
) ao canto do galo.
B(
) à raça do galo.
C(
) à cor do galo.
D(
) ao físico do galo.
O pulo do gato
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela
sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava
tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu
então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz: - Chega de correr atrás um do outro,
mestre gato. Vamos agora viver em paz! - Não é bem assim, comadre raposa -
corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do
outro, é a "uma", que é a senhora, que corre atrás do
"outro", que sou eu... - Bom, de qualquer forma, vamos fazer as
pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar
nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão
puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato
que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo
dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de
banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o
duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles
aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos
quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática
seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e
deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!
E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por
ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa
voltou-se para o gato e protestou: - Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me
ensinou!
-Não
ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de
malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato.
Pedro Bandeira
Interpretação
1-“com
um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A
palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A(
) exibia B( ) livrava.
C(
) prejudicava. D( ) esborrachava.
2-
De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A(
) viver em paz.
B(
) brigar para sempre.
C(
) dividir os filés de rato.
D(
) viver cada um no seu canto.
3-
O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A(
) lentos.
B(
) amigos.
C(
) espertos.
D(
) medrosos.
4-
A raposa tornou-se aluna do gato para:
A(
) distrair-se com ele.
B(
) fazer as pazes com ele.
C(
) brincar, pois se sentia sozinho.
D(
) conseguir uma chance de devorá-lo.
5-
O plano da raposa fracassou porque ela:
A(
) confiou demais em sua esperteza.
B(
) era uma aluna desatenciosa.
C(
) errou os pulos ensinados.
D(
) agiu sem pensar
A Escola da Bicharada
Na escola da bicharada,
dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
O Burro ainda não sabe
ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
A Hiena só dá risadas. O
Macaco só faz palhaçadas.
O aluno que dá mais
trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo
todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
Um dia o Pavão falou:
- Como sou belo! Vejam
minhas penas!
O Macaco deu uma pirueta
e respondeu:
- Ó vaidoso animal! Olhe
para seus pés. Veja como são feios.
O Pavão olhou para os
pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação
da Fábula de Esopo)
1.
Qual é o título do texto?__________________________________
2.
Quem são os personagens?________________________________
_______________________________________________________
3.
Quem é a professora da escola e por que?
____________________________________________________________
4.
O que o texto informa sobre o Burro?
____________________________________________________________
5.
Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho?
____________________________________________________________
6.
Em quantos parágrafos o texto foi escrito?____parágrafos.
7.
Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:
___________________________________________________________
8 – Diz o que o texto informa
sobre:
- a
hiena____________________________________
- o
macaco__________________________________
- a
preguiça___________________________________________________
O dia de ventania
A
onça andava louca para devorar o coelho.
Mestre coelho, que era muito esperto, imaginou um
plano para acabar com a perseguição. Viu que a onça se aproximava e começou o
seu planinho. Pegou o facão e pôs-se a juntar cipós, apressado e ansioso.
A onça achou aquilo muito estranho e perguntou:
— Para que tanto cipó, mestre coelho?
— Pois não sabe, comadre onça? Acontece que Tupã está
furioso com todos os bichos da floresta e vai mandar um castigo terrível! Logo
mais começa o Dia da Ventania Final!
— Dia da Ventania Final?! — espantou-se a onça. — O
que é isso?
— É que vai ventar como nunca antes ventou no mundo.
Vai ventar tanto que nenhum bicho vai conseguir ficar de pé na terra. Vai tudo
pelos ares!
— Que horror! — horrorizou-se a burra da onça. — E o
que é que se pode fazer?
— Quem não for bobo tem de pedir para alguém amarrá-lo
bem amarrado numa árvore bem grossa. Eu estou juntando esses cipós aqui e vou
correndo pra casa amarrar todos os meus filhinhos!
A onça estava apavorada:
— Me ajude, amigo coelho! Não quero ser levada pela
ventania. Me amarre primeiro!
— Desculpe, comadre onça, mas não posso. Tenho de ir
correndo pra casa e amarrar meus filhinhos.
— Não faça isso comigo, compadre coelho, por favor! Me
amarre!
A onça tanto insistiu que o coelho, depois de fingir
que recusava, acabou concordando. Amarrou a danada da onça muito bem amarrada,
com uma porção de cipós, na árvore mais forte da floresta!
E foi feliz para casa, deixando a burra da onça muito
bem amarradinha e muito satisfeita, à espera da ventania que nunca haveria de
aparecer...
Pedro Bandeira.
1)
O coelho elaborou um plano porque tinha um problema com a onça. Qual era esse
problema?
____________________________________________________________
2)
Qual era o plano?
____________________________________________________________
3)
Segundo o coelho, quem estava furioso com os bichos e o que ia acontecer?
____________________________________________________________
4)
De quantos parágrafos o texto é formado?____parágrafos.
5)
Qual o sinal de pontuação que inicia o quarto parágrafo? Para que serve?
________________________serve
para____________________________
6)
Qual o sinal de pontuação que termina o quarto parágrafo? Para que serve?
______________________serve
para______________________________
7)
O plano do coelho deu certo? Por que?
____________________________________________________________
8)
Dê um outro título para o texto.
___________________________________________________
9)
O texto conta que mestre coelho era muito esperto e que a onça era
"burra". Vocês concordam? Por quê
____________________________________________________________
10) Nome do autor do
texto______________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário