O
burro que vestiu a pele de um leão
Um
burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na
floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se
esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal.
Todos
fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada
fugir correndo dele que começou a se
sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de
satisfação.
Ouvindo
aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou
do burro rindo:
—
Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas
aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!
Moral:
Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras
logo irão mostrar quem ele é de fato.
Entendendo
melhor o texto:
1)
Quantos parágrafos tem o texto?
R:
_____________________________________________
2)
No trecho “ Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra
sublinhada refere-se à brincadeira
( ) do caçador
( ) do leão ( ) do
burro ( ) da raposa.
3)O
burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o
burro soltou um som de
(
) alegria. ( )
desânimo. ( ) dúvida. ( ) espanto.
4)Para
entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal
(
) bravo. ( ) esperto. ( ) tolo. ( ) feroz.
5)
Copie o 1º parágrafo do texto:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
O burro assustou os bichos quando
(
) encontrou uma pele de leão.
(
) segurou a pele de um leão.
(
) vestiu a pele de um leão.
7)Todos
os bichos fugiam correndo porque tinham medo de
(
) burro. (
) leão. (
) caçador. ( ) raposa.
8)O
ponto de exclamação em “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!” indica
que a raposa está
(
) chorosa. ( ) gozadora. ( )
irritada. ( ) quieta.
9)Faça
um desenho representando a fábula que você leu:
O ciclo da água
Quando
colocamos água em uma panela e acendemos o fogo, vemos que depois de um certo
tempo começa a aparecer uma fumacinha. Isso significa que, por causa do calor, a água está passando
do estado líquido para gasoso, ou seja, está se formando vapor d’ água.
Esse fenômeno,
chamado evaporação, acontece também nos oceanos e em outros corpos d’água
(rios, lagos, etc). O sol esquenta a água e uma parte dela vira vapor. Este
forma nuvens. A chuva nada mais é que o vapor d’água voltando ao estado
líquido.
Parte das nuvens
formadas em cima dos oceanos é carregada pelos ventos para os continentes e,
então, a chuva cai em cima da gente. Dessa forma, uma pequena parte da água dos
oceanos é transferida para os continentes.
Quando chega aí, ela
pode seguir vários caminhos: uma parte entra no solo, onde fica guardada por um
tempo; outra evapora novamente para a atmosfera ; uma terceira escorre pela
terra e forma os rios e lagos. Os rios correm para o mar, devolvendo a parte de
água que foi transferida dos oceanos para os continentes.
Nos oceanos, começa
tudo de novo: o sol esquenta a água, uma
parte evapora, forma-se as nuvens, que viajam para os continentes, chove, parte da chuva evapora , outra parte forma os
rios, que correm para o oceano, e começa tudo de novo, o sol esquenta a água
e... ufa!, não para nunca!
COMPREENSÃO
DO TEXTO:
1)Quando
colocamos água em uma panela e acendemos o fogo, começa a aparecer uma
fumacinha:
(A)
ao mesmo tempo. (B) depois de
certo tempo.
(C)
imediatamente. (D) muito
tempo depois.
2)
O elemento da natureza que tem a mesma função do fogo (aquecer a panela) é:
(A)
o mar. (B)o lago. (C) o sol. (D)o vapor d’água.
3)No
trecho”quando chega aí, ela pode
seguir vários caminhos”, a palavra destacada diz respeito a:
(A)
continentes. (B) lagos. (C) oceanos. (D) rios.
4)De
acordo com o texto, quando aquecida, a água
(A)
forma a chuva, vira nuvem e corre para os lagos.
(B)
forma nuvem, vira vapor e escorre por sobre a terra.
(C)
vira vapor, forma nuvem e volta na forma de chuva.
(D)
vira vapor, volta a ser chuva e forma muitas nuvens.
5)A
água passa do estado líquido para o estado gasoso por causa do:
(A)
ar. (B) calor. (C) frio. (D) vento.
6)
Este texto é considerado um artigo de divulgação científica porque
(A)
apresenta detalhadamente os mais variados tipos de chuva.
(B)
dá uma explicação científica para um fenômeno da natureza.
(C)
indica os lugares em que a chuva pode cair: terra, rios e lagos.
(D)
mostra que, na sua grande maioria, os rios correm para o mar.
CARTÃO
RESPOSTA:
1
|
A
|
B
|
C
|
D
|
2
|
A
|
B
|
C
|
D
|
3
|
A
|
B
|
C
|
D
|
4
|
A
|
B
|
C
|
D
|
5
|
A
|
B
|
C
|
D
|
6
|
A
|
B
|
C
|
D
|
O
gato e a raposa
O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar
de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
_Amigo gato, por que não
aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi
dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
_Sei subir rapidamente em
árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
_Você só sabe isso? Eu sei 99
truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me
de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague,
disfarço minhas pegadas...
Enquanto a raposa falava
distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato
muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença
dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles.
_Pobre comadre raposa. É
sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas
diversas.
Atividades sobre a fábula:
A-) Título do texto:
R:_____________________________________
B) Como andavam o gato e a raposa?
R:____________________________________________
C) Eram amigos ou inimigos?
R:____________________________________
D)O que o gato sabia fazer e que bastava para que os
cachorros não o pegassem?
R:_______________________________________________
E-) Quantos truques a raposa dizia saber?
R:_______________________________________________
F) Valeu algum truque da raposa ou ela teve que sair
correndo?
R:_______________________________________________
G) A moral dessa fábula é:
( ) É mais importante fazer a coisa certa no momento certo.
( ) Saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
H -Dê o antônimo (contrário) de:
amigo ________________________________________
melhor ________________________________________
desvalorizar ____________________________________
verdade________________________________________
pegar__________________________________________
diferente_______________________________________
morta_________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário