O pulo do gato
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela
sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava
tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu
então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz: - Chega de correr atrás um do outro,
mestre gato. Vamos agora viver em paz! - Não é bem assim, comadre raposa -
corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do
outro,é a "uma", que é a senhora, que corre atrás do
"outro", que sou eu... - Bom, de qualquer forma, vamos fazer as
pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar
nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão
puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato
que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo
dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de
banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o
duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles
aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos
quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática
seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e
deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado!
E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por
ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa
voltou-se para o gato e protestou: - Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me
ensinou!
-Não
ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de
malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato.
Pedro Bandeira
Interpretação
1-“com
um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A
palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A(
) exibia B( ) livrava.
C(
) prejudicava. D( ) esborrachava.
2-
De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A(
) viver em paz.
B(
) brigar para sempre.
C(
) dividir os filés de rato.
D(
) viver cada um no seu canto.
3-
O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A(
) lentos.
B(
) amigos.
C(
) espertos.
D(
) medrosos.
4-
A raposa tornou-se aluna do gato para:
A(
) distrair-se com ele.
B(
) fazer as pazes com ele.
C(
) brincar, pois se sentia sozinho.
D(
) conseguir uma chance de devorá-lo.
5-
O plano da raposa fracassou porque ela:
A(
) confiou demais em sua esperteza.
B(
) era uma aluna desatenciosa.
C(
) errou os pulos ensinados.
D(
) agiu sem pensar
Nenhum comentário:
Postar um comentário