Escola
________________________________________Data:_____/_____/_____
Prof:______________________________________________Turma:____________
Nome:______________________________________________________________
Atividade de interpretação de texto e gramática
A memória dos peixes
O sítio tinha muitos lugares bons. Porém, Ade e
Amis gostavam mais da sombra da velha figueira. Só que, às vezes, no escurecer,
tinham que sair de lá por causa dos mosquitos. O velho Amis explicava que os
peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.
Mas na hora de crescerem, os peixinhos escolhiam as
águas calmas das baías, que o rio formava lá bem abaixo.
A menininha escutava Amis, enquanto olhava os
lambaris que subiam em fileiras de três, às vezes em fileiras de quatro ou
cinco, rio acima.
Mais para o meio do rio, um cardume de piraputangas
também subia. De vez em quando ela via ondinhas que elas provocavam quando
nadavam quase à flor d´água.
– Amis, Amis, chamou a menininha.
– O que foi, Ade?
– Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
– E daí?
– Daí que eu queria saber. Esses peixes, nadando,
sem parar, contra a correnteza.
O velho franziu as sobrancelhas.
– Eu queria – continuou a menininha – eu queria
saber como é. Esses peixes se lembram das baías da sua infância?
O velho Amis abraçou aquela menina chamada Ade.
Abraçou aquela menininha bem forte. Ele queria que ela nunca se esquecesse.
SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar.
Entrelinhas: Cuiabá, 2006, p.21.
Questões
- Amis era
(A) um
lambari.
(B) uma
menina.
(C) um
peixe.
(D) um
velhinho.
- Ade era uma
(A) baía.
(B) flor.
(C)
menininha.
(D)
piraputanga.
- No sítio, de que lugar Ade e
Amis mais gostavam?
______________________________________________________
- Por que os dois não podiam
ficar lá quando anoitecia?
______________________________________________________
- Completem, de acordo com o
texto:
a) Para
namorar, os peixes gostavam de ____________________.
b) Para
crescer, os peixes escolhiam _______________________.
- No texto, encontramos
algumas palavras no diminutivo: peixinhos, menininha, ondinhas.
Essas palavras podem expressar tamanho ou emoção. No conto que estamos
estudando, elas indicam:
I.
Tamanho:
(A) grande.
(B)
médio.
(C)
normal.
(D)
pequeno.
II.
Emoção:
(A) alegria.
(B)
carinho.
(C) medo.
(D)
raiva.
- Em “O velho franziu as
sobrancelhas”, o narrador quer dizer que ele ficou
(A)
aborrecido.
(B)
curioso.
(C)
pensativo.
(D)
preocupado.
- Das frases abaixo, marque
aquela que se refere diretamente ao tema do conto.
(A) Amis,
tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
(B) Ades
olhava os lambaris que subiam em fileiras de três.
(C) Esses
peixes se lembram das baías da sua infância?
(D) O
velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.
- Leia e observe as palavras
abaixo, depois separe-as em dois grupos:
estádio – Inês – você – elástico – até – agência –
córrego – pêssego – inglês – pés – céu – avô – André – judô – avó – Mônica –
lâmpada – cipó – paletó – mecânico – água
Acento
agudo Acento circunflexo
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
10 –
Complete com C ou Ç. Depois copie as palavras:
a)
___ebola: ____________________
b)
Fuma____a: __________________
c)
ba____ia: ____________________
d)
cabe____a: ___________________
e)
mo____o:___________________
f)
____edo: ___________________
g)
pa____oca: _________________
h)
____idade:__________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário