13/11/2013

interpretação de texto parte 3 - 4º ano


  Nome_______________________________________________________

1) Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.
                 Quem  tem  medo  de  aranha?

            A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas  não  é uma  aranha  magrinha. Em  geral , só  temos  medo  daquelas aranhas  enormes  e  bem  peludas. Sorte  das  pequenas  e  azar nosso. Muito  usadas  nos  filmes de  terror , as  aranhas  peludas como  a  caranguejeira  ,  e  o  escorpião  ganharam  fama  de maus. Pois  saiba  que   as  aranhas  mais  venenosas  e  cuja picada  pode  trazer  problemas  para  você  são  as  pequenas. E  o escorpião  ,  ao  contrário do  que  se  divulga , só  ataca  quando  é machucado - um  pisão, por  exemplo.
            A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente , capaz  de  fazer mal  ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais  tóxico que  o  da  aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e  inchaço. O soro  contra  a  picada  do  escorpião  é  o  antiescorpiônico  ou antiaracnídeo.

Caranguejeira  é  um  tipo  de  :

a)(   )  escorpião
b)(   ) caranguejo
c)(   )  aranha
d)(   ) soro

Leia: "O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que  o  da  aranha. Sua picada  causa muita  dor  e  inchaço." A  palavra  “sua”  refere-se:

a) (   ) ao  escorpião
b) (   ) ao  veneno
c) (   ) à  aranha
d) (   ) ao  tóxico

O  objetivo  do  texto  é  informar  sobre:

a) (    ) como  cuidar de  aranhas  e  escorpiões.
b) (   ) o  veneno  das  aranhas  e  dos  escorpiões.
c) (   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror.
d) (   ) como  vivem  as  aranhas  e  os  escorpiões.



Nome_______________________________________________________

1)Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.

                       DE  PECINHA   EM  PECINHA

     Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um  desenho em  papel. Depois , passam  a  figura  para  a  superfície  onde  vão colar  as  pecinhas  que  definirão  o  trabalho. Elas  podem  ser grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças , eles vão  cortando  vidro  ou cerâmica  com  ferramentas  apropriadas , que  lembram  um alicate. É  possível  usar  pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares  e  até redondos  , dependendo  do  efeito que  o  artista quer  dar  ao  seu  trabalho.
          Revista  Recreio

O  título  do  texto  pode  ser:

a)(   )  Como  criar  mosaicos
b)(   ) A  vida  dos  artistas.
c)(    ) Ferramentas  importantes.
d)(   ) Desenhos  em  papel.

Este  texto  serve  para:

a)(   ) contar  como  é  a  vida  dos  artistas.
b)(   ) ensinar  a  recortar  tirinhas  de  papel.
c)(   ) explicar  como  de  constrói  um  mosaico.
d)(   ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.

Leia a  frase: "Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou outro  material  qualquer”. Nesta  frase  , a  palavra  “elas” se   refere  às:

a)(   )  pecinhas
b)(   ) artistas
c)(   ) ferramentas
d)(   ) pinturas


Nome_______________________________________________________

1)Leia  o  texto  e responda  às  questões.

. Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando  há  relâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou  de antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças  , parques , campos  de  futebol etc.
.Se  a  pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é  melhor perder  a  pipa  do  que  a  vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos  e  bicicletas: a  linha pode  ser  perigosa para  elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as  pessoas  com elas,  e  inclusive  você  mesmo.
. Não  empine  pipas  sobre  lajes  e  telhados , pois  uma  queda poderá  ser  fatal.

Qual  é  o  melhor  título  para  o  texto  que  você  leu?

a)(   ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.
b)(   ) Como  usar  o  vento  para  empinar  pipas.
c)(   ) Roupas  e  equipamentos  para  soltar  pipas.
d)(   ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.

Luvas  devem  ser  usadas  para:

a) (   ) enroscar  as  linhas  metálicas
b) (   ) proteger  as  mãos  de  queimaduras
c) (   ) segurar  os  fios  telefônicos  e  elétricos
d) (   ) desenroscar  a  pipa  dos  fios  elétricos

A  linha  pode  ser  perigosa  para  motos  e  bicicletas  porque:

a) (   ) as  crianças  são  muito  distraídas.
b) (   ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
c) (   ) pode  causar  algum  acidente  grave.
d) (   ) pode  ficar  molhada  com  a  chuva.

O  texto  que  você  leu  serve  para:
a) (   ) contar  uma  história
b) (   ) vender  brinquedos
c) (   ) divertir  as  pessoas
d) (   ) orientar  as  pessoas


Nome_________________________________

1)Leia  o  texto  abaixo:
           PORQUE  O  GALO  CANTA  AO  AMANHECER?

           O  galo  é  um  verdadeiro  despertador. Ao  nascer  do  dia , ele canta  bem  alto  para  avisar  ao  galinheiro  que  continua  vivo  e no  comando. O  cocoricó  tem a  função  de  assustar  qualquer desafiante. É  o  jeito  que ele  encontrou  para  controlar  seu território. Geralmente, o  galinheiro  tem  um  único  galo , pois  só um  sobreviveria  à  disputa  pela  liderança.
      Marcelo  Duarte

De  acordo  com  o  texto  ,  o  galo  canta  ao  amanhecer:

a) (   ) para  acordar  quem  não  tem  despertador.
b) (   ) porque  só  há  um  galo  em  cada  galinheiro
c) (   ) para  manter  seu  poder  no  galinheiro
d) (   ) porque  precisa  avisar  que  o  dia  nasceu.

Cassiana Carla Marçal


Nome_____________________________________________

O Chinês e o Ladrão

         Eu li, não sei onde, a história de um velho chinês.
         No dia de seu aniversário, convidou seus parentes e amigos para uma festa.
         Terminada a festa, como vivia sozinho, começou a arrumar a sala.
         Quando estava guardando a comida e a bebida, viu uma sombra de uma cabeça refletida no soalho. Olhou para cima e viu um homem escondido entre as vigas do telhado. Sem perder a calma, falou:
         - Mil perdões por tirar a mesa enquanto um convidado ainda está na sala. Desça e sirva-se, por favor.
         O homem desceu e comeu o quanto quis, servido pelo chinês com toda a delicadeza.
         Confuso com tanta amabilidade, o ladrão falou em se retirar. O velho chinês o interrompeu:
         - Não tenha pressa. Antes de ir embora, o amigo vai me dar a honra de aceitar um presente. Toma e abra.
         E deu-lhe um de seus presentes, uma caixa embrulhada em papel de seda.
         Com as mãos tremendo, o homem desembrulhou e viu uma linda túnica azul, bordada com fios dourados.
         Foi o suficiente para comover o gatuno. Arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
                                      D’Olim Morate

Você entendeu o texto?

1 – Responda com resposta completas.
a) Quais as personagens do texto?______________________________________

b) A história acontece no dia do aniversário de quem?______________________

c) O que o chinês fez no dia do seu aniversário?__________________________
__________________________________________

2 – Complete as frases de acordo com o texto.

a) Terminada a festa, como vivia sozinho, ___________________________
_________________________________________________________  .

a)   Quando estava guardando a comida e a bebida, ___________________
___________________________________________________________

3 – Marque a frase que está de acordo com o texto:

[    ] O chinês perdeu a calma.

[    ] O chinês não perdeu a calma.

4 – Escreva:

a)   a frase em que o chinês se desculpa;
___________________________________________________________
___________________________________________________________

b) o convite que o chinês fez ao ladrão.
___________________________________________________________
___________________________________________________________

5 –Numere de acordo com a ordem em que os fatos aparecem no texto:

[      ] O gatuno, arrependido, ajoelhou-se e pediu perdão.
[      ] O chinês o interrompeu.
[      ] O homem desceu e comeu o quanto quis.
[      ] O chinês presenteou o ladrão com uma linda túnica azul.
[      ] O ladrão falou em se retirar.

6 –Dê sua opinião por escrito.
a)   Qual o ensinamento transmitido no texto?
___________________________________________________________

___________________________________________________________

b)   O que você achou da atitude do chinês?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Separe em sílabas as palavras e classifique-as conforme o quadro.
Palavra                      separação          quanto ao número      quanto a sílaba
                                 de sílabas                   de  sílabas                   tônica

chinês                       chi-nês                   dissílaba                            nês

amigos___________________________________________________

papel_____________________________________________________

aniversário________________________________________________

parentes__________________________________________________

festa_____________________________________________________

comida___________________________________________________

bebida____________________________________________________
homem___________________________________________________

delicadeza________________________________________________

ladrão___________________________________________________

túnica__________________________________________________

céu___________________________________________________

7– Faça o que se pede:

a)   dê o feminino de chinês  ___________________________

b)   dê o plural do substantivo ladrão  ____________________

c)   dê o singular da palavra perdões  ___________________

d)   passe a frase para o plural:  “ O homem desceu e comeu muito.”

__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário