24/09/2012

INTERPRETAÇÃO DE VÁRIOS TEXTOS



O burro que vestiu a pele de um leão

        Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal.
        Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro  estava gostando tanto de ver a bicharada fugir correndo dele que  começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação.
        Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:
        — Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!
        Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.

Entendendo melhor o texto:
1) Quantos parágrafos tem o texto?

R: _____________________________________________

2) No trecho “ Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra sublinhada refere-se à brincadeira

(  ) do caçador  (  ) do leão  (  ) do burro   (  ) da raposa.

3)O burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o burro soltou um som de

(  ) alegria.    (  ) desânimo.    (  ) dúvida. (  ) espanto.

4)Para entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal
( ) bravo. ( ) esperto.              ( ) tolo.     ( ) feroz.

5) Copie o 1º parágrafo do texto:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) O burro assustou os bichos quando

(  ) encontrou uma pele de leão.
(  ) segurou a pele de um leão.
(  ) vestiu a pele de um leão.

7)Todos os bichos fugiam correndo porque tinham medo de
(  ) burro. (  ) leão.   (  ) caçador.    (  ) raposa.

8)O ponto de exclamação em “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!” indica que a raposa está
(  ) chorosa.    (  ) gozadora.  (  ) irritada.      (  ) quieta.

9)Faça um desenho representando a fábula que você leu:


O ciclo da água

         Quando colocamos água em uma panela e acendemos o fogo, vemos que depois de um certo tempo começa a aparecer uma fumacinha. Isso significa  que, por causa do calor, a água está passando do estado líquido para gasoso, ou seja, está se formando vapor d’ água.
Esse fenômeno, chamado evaporação, acontece também nos oceanos e em outros corpos d’água (rios, lagos, etc). O sol esquenta a água e uma parte dela vira vapor. Este forma nuvens. A chuva nada mais é que o vapor d’água voltando ao estado líquido.
Parte das nuvens formadas em cima dos oceanos é carregada pelos ventos para os continentes e, então, a chuva cai em cima da gente. Dessa forma, uma pequena parte da água dos oceanos é transferida para os continentes.
Quando chega aí, ela pode seguir vários caminhos: uma parte entra no solo, onde fica guardada por um tempo; outra evapora novamente para a atmosfera ; uma terceira escorre pela terra e forma os rios e lagos. Os rios correm para o mar, devolvendo a parte de água que foi transferida dos oceanos para os continentes.
Nos oceanos, começa tudo de novo:  o sol esquenta a água, uma parte evapora, forma-se as nuvens, que viajam para os continentes, chove,  parte da chuva evapora , outra parte forma os rios, que correm para o oceano, e começa tudo de novo, o sol esquenta a água e... ufa!, não para nunca!


COMPREENSÃO DO TEXTO:

1)Quando colocamos água em uma panela e acendemos o fogo, começa a aparecer uma fumacinha:

(A) ao mesmo tempo.          (B) depois de certo tempo.
(C) imediatamente.              (D) muito tempo depois.

2) O elemento da natureza que tem a mesma função do fogo (aquecer a panela) é:

(A) o mar.           (B)o lago.            (C) o sol.   (D)o vapor d’água.


3)No trecho”quando chega , ela pode seguir vários caminhos”, a palavra destacada diz respeito a:

(A) continentes.           (B) lagos.            (C) oceanos.      (D) rios.
4)De acordo com o texto, quando aquecida, a água

(A) forma a chuva, vira nuvem e corre para os lagos.
(B) forma nuvem, vira vapor e escorre por sobre a terra.
(C) vira vapor, forma nuvem e volta na forma de chuva.
(D) vira vapor, volta a ser chuva e forma muitas nuvens.

5)A água passa do estado líquido para o estado gasoso por causa do:

(A) ar.                  (B) calor.             (C) frio.                (D) vento.

6) Este texto é considerado um artigo de divulgação científica porque

(A) apresenta detalhadamente os mais variados tipos de chuva.
(B) dá uma explicação científica para um fenômeno da natureza.
(C) indica os lugares em que a chuva pode cair: terra, rios e lagos.
(D) mostra que, na sua grande maioria, os rios correm para o mar.

CARTÃO RESPOSTA:

1
A
B
C
D
2
A
B
C
D
3
A
B
C
D
4
A
B
C
D
5
A
B
C
D
6
A
B
C
D



O gato e a raposa
         O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
      _Amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
       _Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
       _Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas...
       Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles. 
       _Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas. 
Atividades sobre a fábula:
 A-) Título do texto:
R:_____________________________________

 B) Como andavam o gato e a raposa?
R:____________________________________________

 C) Eram amigos ou inimigos?
R:____________________________________

 D)O que o gato sabia fazer e que bastava para que os cachorros não o pegassem?
R:_______________________________________________

 E-) Quantos truques a raposa dizia saber?
R:_______________________________________________

 F) Valeu algum truque da raposa ou ela teve que sair correndo?
R:_______________________________________________

 G) A moral dessa fábula é:
 ( ) É mais importante fazer a coisa certa no momento certo.
 ( ) Saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

 H -Dê o antônimo (contrário) de:

amigo ________________________________________
melhor ________________________________________
desvalorizar ____________________________________
verdade________________________________________
pegar__________________________________________
diferente_______________________________________
morta_________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário