24/09/2014

EXPRESSÕES NUMÉRICAS PARA O 4º e 5º ANO

ESCOLA__________________________________________________________
DOCENTE___________________________________
DISCENTE__________________________________



                                       EXERCÍCIOS

1) Calcule as expressões

a) 3x75+3x25 = (R:300)
b) 5x97+5x3 = (R:500 )
c) 4x101+4x99 = (R:800)
d) 20x47+80x47 = (R:4700)
e) 12+16:8x3-5 = (R:13)
f) 100-6x7+8:2 = (R:62)
g) 64:8+5x5-3 = (R: 30)
h) 1+3+5x7-9:3 = (R:36)

2) Calcule o valor das expressões:

a) 7+15:3 = (R:12)
b) 4x5+1 = (R:21)
c) 10:2+8 = (R:13)
d) 32+12:2 = (R:38)
e) 20:10+10 = (R:12)
f)7x3-2x5 = (R:11)
g)40-2x4+5 = (R:37)
h)4x3+10:2 = (R:17)
i)50-16:8+7 = (R:55)
j)32:4:2:2 = (R:2)

3) Calcule o valor das expressões

a) (13+2)x3+5 = (R:50)
b)(7+2)x(3-1) = (R:18)
c)(4+2x5)-3 = (R:11)
d) 20-(15+6:3) = (R:3)
e)15+[6+(8-4:2)] = (R:27)
f)40-[3+(10-2):2] = (R:33)
g)[30+2x(5-3)]x2-10 = (R:58)
h) 10+[4+(7x3+1)]-3 = (R:33)

4) Calcule o valor das expressões

a) (3+2)x(5-1)+4 = (R:24)
b) 82-8x7:(4-1x3) = (R:26)
c) 25-[10-(2x3+1)] = (R:22)
d) 70-[12+(5x2-1)+6] = (R:43)
e)8:2+[15-(4x2+1)] = (R:10)
f)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = (R:16)
g) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} = (R:58)
h)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} = (R:9)
 
5) Calcule o valor das expressões:

a) 70:7-1= (R:9)
b) 20+3x2= (R:26)
c) 30+10:10 = (R:31)
d) 150-7x12= (R:66)
e) 48:16+20:4 = (R:8)
f) 10-8:2+3 = (R:9)
g) 30:5-1+2x3 = (R:11)

6) Calcule as expressões:

a) (3+4)x(9-8) = (R:7)
b) (20+8):(3+4) = (R:4)
c) 15+8x(2+3) = (R:55)
d) (5+3x2)-1= (R:10)
e) 25+(8:2+1)-1= (R:29)
f) 15+[5x(8-6:2)] = (R:40)
g) 50-[13-(10-2):2] = (R:41)
h) [40+2x(7-5)]x2-20 = (R:68)

7) Calcule o valor das expressões:

a) 16+[10-(18:3+2)+5] = (R: 23)
b) 25-[12-(3x2+1)] = (R: 20)
c) 90-[25+(5x2-1)+3] = ( R: 53)
d) 45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] = (R: 81)
e) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} = (R: 40)
f) 100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} = (R: 82)

8) Determine o valor de cada expressão

a) 1000 - [(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] = (R: 972)
b) 60 + 2 . {[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} = ( R: 128 )
c) [( 4 + 16 . 2) . 5 - 10] . 100 = (R: 17.000)
d) { 10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 = ( R: 34)
e) 80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 = (R: 54)

9) Calcule as expressões numéricas:

a) 4 . ( 10 + 20 + 15 + 30) = (R: 300)
b) (10 . 6 + 12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 = (R: 108)
c) [ 6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) = (R: 9)
d) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } = (R:638)
e) [ 30 . ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] = (R: 92)
f) 58 - [ 20 - ( 3 . 4 - 2) : 5 ] = (R: 40)
g) 40 + 2 . [ 20 - ( 6 + 4 . 7 ) : 2 ] = ( R: 46)
h)15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]= ( R:25)
i) 50-{40-3x[5-(10-7)]}= (R:16)


10) Calcule o valor das expressões

a) (12 + 2 . 5) - 8 = (R: 14)
b) 25 - ( 15 + 6 : 3) = (R: 8)
c) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] = (R: 38)
d) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] = (R: 46)
e) 80 - [ 22 + ( 5 . 2 - 1 ) + 6] = (R: 43)
f) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 . 2 + 1 ) ] = (R: 11)
g) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10
h) 20 : 10 + 10
i) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3

11) Resolva as expressões numéricas:

a) 8 – ( 1 + 3) = (R: 4)
b) 7x 3 – 2 x 5 = (R: 11)
c) ( 13 – 7 ) + 8 – 1 = (R : 13)
d)4 x 3 + 10 : 2 = (R: 17)
e) 15 – ( 3 + 2 ) – 6 = (R: 4)
f) 40 – 2 x 4 + 5 = (R: 37)
g) ( 10 – 4 ) – ( 9 – 8 ) + 3 = (R: 8)
h) 50 – 16 : 8 + 7 = ( R: 55)
i) 50 – [37 – ( 15 – 8 ) ] = (R: 20)
j) 32 : 4 : 2 : 2 = (R: 2)
l) 28 + [ 50 – ( 24 – 2 ) – 10 ] = (R: 46)
m) ( 13 + 2) x 3 + 5 = (R: 50)
n) 20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ] = (R : 41)
o) ( 7 + 2 ) x ( 3 – 1 ) = (R: 18)
p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]}
q) ( 4 + 2 x 5 ) – 3
r) 7 + 15 : 3
s) 20 – ( 15 + 6 : 3)
t) 4 x 5 + 1
u) 15 + [ 6 + ( 8 – 4 : 2 )]
v) 10 : 2 + 8
x) 40 – [ 3 – (10 – 2 ) : 2 ]
z) 32 + 12 : 2

20/09/2014

Atividades de Valor aproximado (arredondamento)- 4º ANO



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Atividades de Valor aproximado (arredondamento)


1) Arredonde para a dezena mais próxima:

30 - ________

87 - _________

51 - _________

124 - _________

653 -__________

2) Arredonde para a centena mais próxima:

239 - ___________________

788 - ___________________

15. 425 - _______________

10. 345 -________________

21. 233 - _________________

3) Arredonde para o milhar mais próximo:

2.730 - _______________

8.266 - _______________

76.699 - ______________

8.795 -______________

 

ARREDONDAMENTO - 4º ANO


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ATIVIDADES DE ARREDONDAMENTO

1 - Arredonde os números para a dezena mais próxima:

  • 12 -______
  • 114 -______
  • 57 -_______
  • 1.334 -_______
  • 1.488 -_________
  • 97- _________
2 - Arredonde os números para a casa das centenas mais próxima.
  • 7.891 - _______
  • 15.753 -___________
  • 99.961 -___________
  • 3.350 -________
  • 450 -_______
  • 563 - _______
  • 888 - _______

3 - Arredonde os números para a casa dos milhares mais próxima.

  • 8.800 -____________
  • 1.015 -____________
  • 12.450 -___________
  • 333.878 -__________
  • 400.400 -__________
  • 2.789 - _________
  • 500.325 - __________

5 - O diâmetro do Sol é de 1.382.000 km. Arredonde o diâmetro do Sol para a centena de milhar mais próxima. ______________________________

ADJETIVOS - 4º ANO

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ATIVIDADES ENVOLVENDO ADJETIVOS.

Você já parou para pensar em suas características (adjetivos)? As pessoas possuem características físicas (que dizem respeito ao corpo) e emocionais (que dizem respeito ao jeito de ser).

1) Pense em suas características e escreva:
a- 3 características físicas:

___________________   ______________________   _____________________


b- 3 características emocionais:

___________________   ______________________   _____________________


2) Nessa história, você vai participar, fazendo os personagens serem do jeito que quiser. Complete com adjetivos.


Era uma vez um príncipe ____________________________ que morava em um palácio ______________________às margens de um _________________________ rio. Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro país. Lá morava uma ____________________________ princesa. 

O _______________________ amigo do príncipe era um dragão ____________________________que morava numa floresta ____________________________ que também ficava às margens de um rio. Todos os dias o príncipe se banhava nele, ele era um __________________ nadador. E todos dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ______________________.


3) Após completar a história acima com adjetivos, escreva um final para ela.

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situações matemáticas - 5º ANO


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1)Observe as seguintes informações a respeito da construção de uma casa:

•Areia = 238kg
•Cimento = 329kg

Calcule:

a)A quantidade de materiais para a construção de seis casas iguais a que foi construída.





b)E a construção de 16 casas?




2)Uma pessoa deve beber 2 litros de água por dia. Quantos litros, no total, devem beber 742 pessoas?




3)Para a construção de 1 prédio, o mestre de obras pediu para que seus colegas de trabalho separassem a areia em 5 montes para facilitar o trabalho. Sabendo que haviam no total, 750kg de areia, quanto ficou em cada monte?




4) Clara está caminhando em uma pista que tem 1.278 metros. Ela vai dar 6 voltas nessa pista, mas já caminhou 2.648 metros . Quantos metros ela ainda deve percorrer para completar as 6 voltas?




5) O compositor brasileiro Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarani” , nasceu em Campinas em 1.836, ele viveu 60 anos. Em que ano Carlos Gomes faleceu?




6) Um automóvel está indo de Jaú para Araraquara e já percorreu 34 quilômetros. Sabendo que a distância total é de 70 quilômetros, quantos quilômetros falta percorrer?,




7) Estou no parque de diversões, na fila da montanha-russa. Calculo que haja umas 30 pessoas na minha frente. Os vagões saem de 25 em 25 segundos em média e cada um leva apenas 4 pessoas. Quantos minutos ficarei na fila?

Situações Matemáticas - 5º ANO

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Situações Matemáticas


 1 - Num estacionamento há 4 setores. Cada setor tem 15 vagas. Qual é o número total de vagas?




2 - Minha irmã tem 17 anos. Meu pai tem o triplo de sua idade, menos 5. Qual a idade de meu pai?




3 - Renan tem 19 anos e Rodrigo tem o triplo de sua idade. Qual a soma das idades dos dois rapazes?





4 - Leonora tem 6 anos. Seu irmão tem o triplo de sua idade mais 3 anos. Qual a soma das idades de Leonora e seu irmão?



5 - O tio de Mariana tem 45 anos. Em que ano ele nasceu?



6 - Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando 25 reais. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.




7 - Murilo é pedreiro e está construindo um muro. Ele recebeu 7 carregamentos iguais de 865 tijolos e espera receber ainda mais 2.350, que serão usados nessa construção. Quantos tijolos serão usados para construir esse muro?





8 - Uma fábrica tinha em seu depósito 3.400 caixas de azulejos. Dessas caixas, 132 foram deixadas na maior revendedora da cidade e as demais foram igualmente distribuídas entre 38 lojas. Quantas caixas receberam cada uma dessas lojas?





PORCENTAGEM - PARA O 5º ANO

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ATIVIDADES DE PORCENTAGEM.


1) Calcule:

a) 25% de 200




b) 15% de 300




c) 6% de 900




d) 8% de 50




e) 20% de R$ 60,00





f) 80% de R$ 20,00





2) Resolva os problemas:

a) De um total de 40 alunos, 10% foram reprovados. Quantos alunos foram reprovados?



b) Numa caixa com 60 laranjas, 15% estragaram. Quantas foram as laranjas estragadas?



c) Numa fábrica trabalham 80 funcionários. Se 35% são mulheres, quantas mulheres trabalham nessa fábrica?



d) Fui ao mercado com 600 reais. Gastei 40% em latarias, 20% em material de limpeza e 30% em frutas. Quanto gastei em cada tipo de produto? Quanto dinheiro sobrou?


e) Se numa sala de aula 15% dos alunos foram reprovados, qual a porcentagem dos aprovados?



f) Num determinado dia de aula compareceram 92% dos alunos. Quantos por cento faltaram?



g) Um time de futebol ganhou 45% das partidas que jogou e empatou 35%. Qual a porcentagem das partidas que perdeu?


 h) De um total de 60 alunos, 20% tiraram notas abaixo da média em uma prova. Quantos alunos tiraram notas acima da média?



i) Uma conta de luz foi paga com atraso e sofreu uma multa de R$ 18,00, correspondente a 20% de seu valor. Qual era o valor dessa conta?



j) Um ciclista tem que percorrer 4.000 km. Se já fez 65% do percurso, quantos quilômetros faltam?



k) Em uma estante há 40 livros de Matemática, que correspondem a 20% do total de livros dessa estante. Determine quantos livros há no total.




l) Numa classe de 35 alunos, 40% são meninos. Quantas são as meninas dessa classe?