21/08/2014

atividades de matemática - 3º ano

ATIVIDADES

* Qual o sucessor de 99 - _____

* Qual o antecessor de 104 - _____

* Qual o antecessor de 219 - _____

* Qual o sucessor de 47 - ______

*Qual o sucessor de 2005 - ______

* Qual o antecessor de 554 - _____

* Qual o sucessor de 998 - ______

* Qual o antecessor de 403 - ______

* Qual o sucessor de 328 - _______

* Qual o antecessor de 975 - ______


Resolva estas adições:

15 + 17 =  _____

27 + 15 =  _____

8 + 13 = _____

35 + 87 = ____

45 + 50 =  _____

63 + 84 = _____


Vamos resolver estes probleminhas:

Marli tem 48 balas e quer dividir igualmente entre os seus 8 sobrinhos. Com quantas balas cada sobrinho de Marli vai ficar?

Cada sobrinho irá ficar com ____balas.

Joana comprou 15 copos, e ela quer dividi-los igualmente para guardar em seu armário que tem 3 prateleiras. Então, quantos copos Joana vai colocar em cada prateleira?

Joana vai colocar______ copos em cada prateleira.

Um professor de educação Física vai promover um campeonato de futebol na sua escola, e 72 alunos vão participar deste campeonato. Em cada time é preciso ter 8 jogadores, então quantos times vai ter ao todo neste campeonato?

Neste campeonato vão ter ____ times. 

18/08/2014

PEQUENOS TEXTOS PARA LEITURA - 3º ANO

JOANINHA

JOANINHA JOGOU AMARELINHA
JOGOU VERMELHINHA
JOGOU VERDINHA...
E DEPOIS DE BRINCAR
DE TUDO QUE É JOGO DE COR
FOI, FOI, FOI
À PROCURA DE UM AMOR.


A FESTA

O BICHINHO DA BANANA
CONVIDOU O BICHINHO DO TOMATE
QUE CONVIDOU O BICHINHO DA PERA,
QUE CONVIDOU O BICHINHO DA LARANJA,
QUE CONVIDOU O BICHINHO DA GOIABA,
QUE CONVIDOU O BICHINHO DA SALADA
PARA UMA FESTA NO REPOLHO.



BARQUINHO

BARQUINHO LIGEIRO
DESLIZA NO MAR
QUE TEMPO FACEIRO!
EU VOU PASSEAR...

MANHÃ TODA AZUL,
GOSTOSO VENTINHO
E A VELA ESTUFADA,
LÁ VAI MEU BARQUINHO...


FESTA NA FLORESTA

VAI TER FESTA NA FLORESTA
PERIQUITO LEVA COCO,
MACACO LEVA MELADO
COELHO FAZ O BOLO
E O LEÃO?
LEÃO É O REI,
ELE SÓ COME, O FOLGADO!



NINHO DO PASSARINHO

UM BELO DIA NO NINHO
TRÊS OVINHOS DESCOBRI...
A MÃE OLHOU-ME ASSUSTADA
EU TIVE MEDO E FUGI.


DOIS DIAS, VOLTANDO
NEM UM OVO DESTA VEZ.
E ABRINDO ANSIOSOS BIQUINHOS
VI TRÊS PASSARINHOS... TRÊS.

08/08/2014

INTERPRETANDO - QUE SAPO É ESTE? 3º ANO



ESCOLA ________________________________________DATA:_____/_____/____
PROF:______________________________________________________TURMA:___
NOME:________________________________________________________________

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUE SAPO É ESTE?

ESTE É O SAPO QUE MORA
NA BEIRA DO RIO,
E QUE SEMPRE CHORA
QUANDO TEM FRIO?

ESTE É O SAPO MALUCO,
QUE BEBEU O SUCO
E QUEBROU A CANECA
DA MACACA SAPECA?

ESTE É O SAPO CURURU,
QUE EXPLICOU PRO URUBU:
– ESTE CHEIRO DE CHULÉ
É PORQUE NÃO LAVO O PÉ…
MARIA LUISA AROEIRA

COMPREENSÃO DE TEXTO?

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

______________________________________________________________________

2)    QUANTOS VERSOS HÁ NO TEXTO?

______________________________________________________________________

3)    QUANTAS ESTROFES EXISTEM NO TEXTO?

______________________________________________________________________

4)    QUEM É O AUTOR DO TEXTO?

______________________________________________________________________

5)    O QUE ACONTECEU COM A CANECA DA MACACA SAPECA?

______________________________________________________________________

6)    ENCONTRE NO TEXTO AS PALAVRAS QUE RIMEM COM AS QUE ESTÃO ABAIXO:

a)    PÉ: _____________________      D) CHORA: _________________
b)    CURURU: ________________     E) RIO: ____________________
c)    CANECA: _________________    F) SUCO: __________________

7)    O QUE VOCÊ FARIA SE DE REPENTE UM SAPO PULASSE BEM NA SUA FRENTE?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


8)    FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA NO ESPAÇO ABAIXO:










INTERPRETANDO TEXTO - A GALINHA CARIJÓ - 3º ANO


ESCOLA ___________________________________________________
DATA:_____/_____/____
PROF:______________________________________________________TURMA:___
NOME:________________________________________________________________

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

A GALINHA CARIJÓ

A GALINHA CARIJÓ ESTAVA MUITO ORGULHOSA. ERA A PRIMEIRA VEZ QUE SAÍA COM SEUS PINTINHOS.
CARIJÓ PASSEAVA COM SEUS PINTINHOS PELO QUINTAL QUANDO APARECEU TROVÃO, UM CACHORRO GRANDE E BRAVO. TROVÃO FOI LOGO FAZENDO CARA FEIA E AVANÇANDO PARA CIMA DE CARIJÓ.
MAS CARIJÓ, COMO TODAS AS MÃES, NÃO TEVE MEDO DE PROTEGER SEUS FILHOTES. ELA ARREPIOU-SE TODA E FOI LOGO DANDO BICADAS E MAIS BICADAS EM TROVÃO.
DESTA VEZ, QUEM CORREU ASSUSTADO FOI TROVÃO.

MARIA LUISA AROEIRA

COMPREENSÃO DE TEXTO

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

______________________________________________________________________

2)    ONDE SE PASSA A HISTÓRIA?

______________________________________________________________________

3)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?

______________________________________________________________________

4)    O QUE A GALINHA ESTAVA FAZENDO NO QUINTAL?
______________________________________________________________________


5)    O QUE ACONTECEU ENQUANTO A GALINHA ESTAVA NO QUINTAL?

______________________________________________________________________

6)    QUAL É O NOME DO BICHO MAIS BRAVO DA HISTÓRIA?

______________________________________________________________________

7)    O QUE A GALINHA FEZ PARA PROTEGER SEUS FILHOTES?

______________________________________________________________________

8)    NO FIM O QUE ACONTECEU COM O CACHORRO?

______________________________________________________________________

9)    QUANTOS PARÁGRAFOS TÊM O TEXTO?

______________________________________________________________________

10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA NO ESPAÇO ABAIXO:












INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - QUE DELÍCIA QUE É… 3º ANO


ESCOLA _______________________________________________DATA:____/____/____
PROF:______________________________________________________TURMA:________
NOME:______________________________________________


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUE DELÍCIA QUE É…

AH, QUE DELICIA QUE É
ANDAR NO PARQUINHO
SEM SAPATO NO PÉ!

AH, QUE COISA BOA
VER OS PEIXINHOS
NADANDO NA LAGOA!

AH, QUE DELÍCIA QUE É
ACORDAR DE MANHÃ
E SENTIR O CHEIRINHO DE CAFÉ!

AH, MAS ISTO É DEMAIS
BRINCAR COM GATINHOS
E OUTROS ANIMAIS!

AH, QUE DELICIA É
IR À BAHIA E COMER
UM SABOROSO ACARAJÉ!

AH, É UMA BELEZA
BEBER UM SUQUINHO
E CURTIR A NATUREZA.

MARIA INÊS BIZZOTTO

                                                             COMPREENSÃO DE TEXTO       
    
1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

______________________________________________________________________

2)    QUANTAS ESTROFES EXISTEM NO TEXTO?

______________________________________________________________________

3)    QUANTOS VERSOS EXISTEM NO TEXTO?

_____________________________________________________________________

4)    QUEM É O AUTOR DO TEXTO?

_____________________________________________________________________

5)    SOBRE O QUE FALA O TEXTO?

______________________________________________________________________



atividade Língua Portuguesa 4º ano

Escola ________________________________________Data:_____/_____/_____
Prof:______________________________________________Turma:____________
Nome:______________________________________________________________

Atividade de interpretação de texto e gramática

A memória dos peixes

O sítio tinha muitos lugares bons. Porém, Ade e Amis gostavam mais da sombra da velha figueira. Só que, às vezes, no escurecer, tinham que sair de lá por causa dos mosquitos. O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.
Mas na hora de crescerem, os peixinhos escolhiam as águas calmas das baías, que o rio formava lá bem abaixo.
A menininha escutava Amis, enquanto olhava os lambaris que subiam em fileiras de três, às vezes em fileiras de quatro ou cinco, rio acima.
Mais para o meio do rio, um cardume de piraputangas também subia. De vez em quando ela via ondinhas que elas provocavam quando nadavam quase à flor d´água.
– Amis, Amis, chamou a menininha.
– O que foi, Ade?
– Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
– E daí?
– Daí que eu queria saber. Esses peixes, nadando, sem parar, contra a correnteza.
O velho franziu as sobrancelhas.
– Eu queria – continuou a menininha – eu queria saber como é. Esses peixes se lembram das baías da sua infância?
O velho Amis abraçou aquela menina chamada Ade. Abraçou aquela menininha bem forte. Ele queria que ela nunca se esquecesse.
SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar. Entrelinhas: Cuiabá, 2006, p.21. 

Questões
  1. Amis era
(A) um lambari.
(B) uma menina.
(C) um peixe.
(D) um velhinho.

  1. Ade era uma
(A) baía.
(B) flor.
(C) menininha.
(D) piraputanga.

  1. No sítio, de que lugar Ade e Amis mais gostavam?
______________________________________________________

  1. Por que os dois não podiam ficar lá quando anoitecia?
______________________________________________________

  1. Completem, de acordo com o texto:
a) Para namorar, os peixes gostavam de ____________________.
b) Para crescer, os peixes escolhiam _______________________.

  1. No texto, encontramos algumas palavras no diminutivo: peixinhos, menininha, ondinhas. Essas palavras podem expressar tamanho ou emoção. No conto que estamos estudando, elas indicam:
I.        Tamanho:

(A) grande.
(B) médio.
(C) normal.
(D) pequeno.

II.        Emoção:

(A) alegria.
(B) carinho.
(C) medo.
(D) raiva.

  1. Em “O velho franziu as sobrancelhas”, o narrador quer dizer que ele ficou
(A) aborrecido.
(B) curioso.
(C) pensativo.
(D) preocupado.

  1. Das frases abaixo, marque aquela que se refere diretamente ao tema do conto.
(A) Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
(B) Ades olhava os lambaris que subiam em fileiras de três.
(C) Esses peixes se lembram das baías da sua infância?
(D) O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.

  1. Leia e observe as palavras abaixo, depois separe-as em dois grupos:
estádio – Inês – você – elástico – até – agência – córrego – pêssego – inglês – pés – céu – avô – André – judô – avó – Mônica – lâmpada – cipó – paletó – mecânico – água

Acento agudo                                  Acento circunflexo
____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

____________________________           ____________________________

10 – Complete com C ou Ç. Depois copie as palavras:

a)    ___ebola: ____________________    
  
b)    Fuma____a: __________________

c)    ba____ia:  ____________________

d)    cabe____a: ___________________

e)    mo____o:___________________

f)     ____edo: ___________________

g)    pa____oca: _________________

h)   ____idade:__________________


atividades para o 2º ano















Escola________________________________________________
professora_____________________________________________
Nome:_________________________________________________
  Data:_______________________


            1-   Leia o texto com atenção:
        
 A Célia gosta de andar na carroça da avó Cila.
Hoje ela foi ao monte buscar cortiça perto do açude.
Ao almoço ela comeu peixe cozido com batatas e hortaliça
À tarde ela foi com a mãe ao cinema. No bar ela comeu um bolo de cenoura e um suco de laranja.
Ela gostou muito do filme “ A Cigarra e a Formiga”.

2-Responda com atenção às perguntas:

a)   Como se chama a menina?
________________________________________________

b) O que é que ela comeu ao almoço?
________________________________________________

c) Onde é que ela foi com a mãe?
________________________________________________

d) Como se chamava o filme?
________________________________________________

3-Copie do texto as palavras com:


        Ce
      Ci     
       Ça
       Ço
     Çu
















                        Treinando a ortografia

1 -  Escreva as palavras nos seus lugares:

            giz        dez        faz           arroz       cruz
            noz       luz         feliz          rapaz       fez


        az             ez              iz             oz            uz
______________________________________

______________________________________

 2 -     Leia e escreva:

Carro        serra          garrafa      corrida         torre
_______    ______     ________   _______     _____

serrote      birra             barra           burro          ferro
______     ______      _______      ______      _____

3 - Escreve    s    ou   ss  :
 a___ado                ___ala            mi___a         to___e

___aia                    ___alada         pa___eio      o___udo

___aco                   ___ino            Vane__a        ___ono

___o___ego           ___eco           ___eda         ma___a

pê___ego               va___oura      a___obio       pa___a



ACORDO ORTOGRÁFICO - RESUMO DAS NOVAS REGRAS




ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR MÁRIO LÚCIO CORTEZ

Para quem ainda não sabe, a partir de janeiro de 2009 entrou em vigor o novo acordo ortográfico, as mudanças no idioma visam  a universalizar a língua portuguesa. Facilitando o intercâmbio cultural entre os países lusófonos.O governo brasileiro adiou para o ano de 2016  a obrigatoriedade do uso das novas regras.

No Brasil 0,5% das palavras sofrerão modificações, em Portugal e nos restantes países lusófonos, as mudanças afetarão cerca de 2.600 palavras, ou seja, 1,6% do vocabulário total.
A língua portuguesa é a sétima mais falada no mundo, ficando atrás apenas dos idiomas chinês, hindi, inglês, espanhol, bengali e árabe. Ao todo, são oito os países que têm o português como idioma oficial --Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste--, e mais de 230 milhões de falantes no planeta.

Veja um resumo  das mudanças:

Alfabeto
• Nova Regra: O alfabeto agora é formado por 26 letras
• Regra Antiga: O 'k', 'w' e 'y' não eram consideradas letras do nosso alfabeto.
• Como Será: Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes próprios, palavras estrangeiras e seus derivados. Exemplos: km, watt, Byron, byroniano

Trema
• Nova Regra: Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano
• Regra Antiga: agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio, frqüência, freqüente, eloqüência, eloqüente, argüição, delinqüir, pingüim, tranqüilo, lingüiça
• Como Será: aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio, frequência, frequente, eloquência, eloquente, arguição, delinquir, pinguim, tranquilo, linguiça.

Acentuação
• Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas
• Regra Antiga: assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, panacéia, Coréia, hebréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
• Como Será: assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, panaceia, Coreia, hebreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico

Observações:
• nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.
• o acento no ditongo aberto 'eu' continua: chapéu, véu, céu, ilhéu.

• Nova Regra: O hiato 'oo' não é mais acentuado
• Regra Antiga: enjôo, vôo, corôo, perdôo, côo, môo, abençôo, povôo
• Como Será: enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençoo, povoo

• Nova Regra: O hiato 'ee' não é mais acentuado
• Regra Antiga: crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, revêem
• Como Será: creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem

• Nova Regra: Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafas
• Regra Antiga: pára (verbo), péla (substantivo e verbo), pêlo (substantivo), pêra (substantivo), péra (substantivo), pólo (substantivo)
• Como Será: para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)

Observação:
• o acento diferencial ainda permanece no verbo 'poder' (3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo - 'pôde') e no verbo 'pôr' para diferenciar da preposição 'por'

• Nova Regra: Não se acentua mais a letra 'u' nas formas verbais rizotônicas, quando precedido de 'g' ou 'q' e antes de 'e' ou 'i' (gue, que, gui, qui)
• Regra Antiga: argúi, apazigúe, averigúe, enxagúe, enxagúemos, obliqúe
• Como Será: argui, apazigue,averigue, enxague, ensaguemos, oblique

• Nova Regra: Não se acentua mais 'i' e 'u' tônicos em paroxítonas quando precedidos de ditongo
• Regra Antiga: baiúca, boiúna, cheiínho, saiínha, feiúra, feiúme
• Como Será: baiuca, boiuna, cheiinho, saiinha, feiura, feiume

Hífen
• Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas
• Regra Antiga: ante-sala, ante-sacristia, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-romântico, arqui-rivalidae, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, extra-sístole, extra-seco, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, semi-sintético, supra-renal, supra-sensível
• Como Será: antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirromântico, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrarregimento, extrassístole, extrasseco, infrassom, inrarrenal, ultrarromântico, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível

Observação:
• em prefixos terminados por 'r', permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-racional, super-realista, super-resistente etc.

• Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal
• Regra Antiga: auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático, semi-embriagado, semi-obscuridade, supra-ocular, ultra-elevado
• Como Será: autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiautomático, semiárido, semiembriagado, semiobscuridade, supraocular, ultraelevado.

Observações:
• esta nova regra vai uniformizar algumas exceções já existentes antes: antiaéreo, antiamericano, socioeconômico etc.
• esta regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por 'h': anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo etc.

• Nova Regra: Agora utiliza-se hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.
• Regra Antiga: antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus, microorgânico
• Como Será: anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus, micro-orgânico

Observações:
• esta regra foi alterada por conta da regra anterior: prefixo termina com vogal + palavra inicia com vogal diferente = não tem hífen; prefixo termina com vogal + palavra inicia com mesma vogal = com hífen
• uma exceção é o prefixo 'co'. Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal 'o', NÃO utliza-se hífen.

• Nova Regra: Não usamos mais hífen em compostos que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição
• Regra Antiga: manda-chuva, pára-quedas, pára-quedista, pára-lama, pára-brisa, pára-choque, pára-vento
• Como Será: mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa, parachoque, paravento
Observação:
• o uso do hífen permanece em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e constiui unidade sintagmática e semântica, mantendo o acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, azul-escuro, médico-cirurgião, conta-gotas, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, mal-me-quer, bem-te-vi etc.

O uso do hífen permanece
• Em palavras formadas por prefixos 'ex', 'vice', 'soto': ex-marido, vice-presidente, soto-mestre
• Em palavras formadas por prefixos 'circum' e 'pan' + palavras iniciadas em vogal, M ou N: pan-americano, circum-navegação
• Em palavras formadas com prefixos 'pré', 'pró' e 'pós' + palavras que tem significado próprio: pré-natal, pró-desarmamento, pós-graduação
• Em palavras formadas pelas palavras 'além', 'aquém', 'recém', 'sem': além-mar, além-fronteiras, aquém-oceano, recém-nascidos, recém-casados, sem-número, sem-teto

Não existe mais hífen
• Em locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais): cão de guarda, fim de semana, café com leite, pão de mel, sala de jantar, cartão de visita, cor de vinho, à vontade, abaixo de, acerca de etc.
• Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao-deus-dará, à queima-roupa.

Consoantes não pronunciadas
Fora do Brasil foram eliminadas as consoantes não pronunciadas:
• ação, didático, ótimo, batismo em vez de acção, didáctico, óptimo, baptismo

Grafia Dupla
De forma a contemplar as diferenças fonéticas existentes, aceitam-se duplas grafias em algumas palavras:
• António/Antônio, facto/fato, secção/seção.