29/04/2011

tarefas para a 2ª fase I ciclo de Português

1 - Complete as palavras com as letras m - c - d

____eitado _____iúdo

____apa ___edada _____

ado____ala ____oeda

medi___o ____ato

co__o

2 - Ordene e constrói as frases.

mala tia. da A é

________________________________

cadela pula A cai. e

________________________________

3 - Escreve frases com as palavras.

moto ________________________________________

tomate ______________________________________

Paula _______________________________________

capela _______________________________________

4 - Lê e copie.

mola - mata - mula - mapa - lama - mala

____________________________________________

lima - tomate - moto - miau

____________________________________________

5 - Ordene as frases.

bebé. do é bola A

______________________________________________

pia A ramo. ave no

______________________________________________

Beto come O banana. de bolo

______________________________________________

INTERPRETANDO

1 - Lê o texto

O SAPATEIRO REMENDEIRO

Sapateiro
Remendeiro
Come tripas
De carneiro;
Bem lavadas,
Mal lavadas
Come tudo
Às colheradas.

2 – Copie novamente o texto.
_____________________ ________________________

_____________________ ________________________

_____________________ ________________________

_____________________ ________________________

3 – Qual é a profissão mencionada?________________________________

PALAVRAS COM BR, CR, DR, FR, PR, TR, GR, VR

1 - Complete as palavras com


br - cr - dr - fr - pr - tr - gr - vr

_____abalha

pe_____a

___oquete

____açadeira

com____ar

____duzir

_____epadeira

a____evido

____ande

em____esa


Pe____o

____incos

____ancos

pa____inho

ma____inha

interpretando texto

1 - Lê o texto. Ilustre no espaço abaixo.

O jardim da Graça
O jardim da Graça não é grande mas ela
brinca lá muitas vezes. Tem cravos, rosas e
uma trepadeira. Um dia a Graça encontrou
um trevo de quatro folhas no cantinho mais
fresco do jardim.
Na Primavera, o lindo jardim cobre-se de flores e alegria.












2 - Responde correctamente.

Qual o nome da menina?

R.______________________________________

O jardim da Graça é grande ou pequeno?

R._____________________________________

Onde é que ela brinca?

R._____________________________________

O que tem no jardim?

R.______________________________________

O que encontrou?

R.______________________________________

Na Primavera o que acontece?
R.______________________________________

ATIVIDADES PARA A 2ª FASE I CICLO - PORTUGUÊS

1 - Ordene e escreve as frases.

pato teu O meu e apito. e

______________________________________________

tapete. O põe meu pai o

_______________________________________________

2 - Lê o texto e copia-o.


O coelho velho

O coelho foi para o telhado.
De lá viu uma horta. Pulou e foi até lá.
Na horta comeu uma folha de milho e
uma folha de couve.
O milho era dourado e ele gostou muito.

3 - Ilustre o texto no espaço abaixo a teu gosto.










4 - Responde:

Para onde foi o coelho?

_____________________________________________

O que comeu ele?

____________________________________________

Diz como era o milho?

____________________________________________

Complete:
O _____________ foi para o _______________ . Ele viu uma ___________ e foi até

______ . Comeu uma _________ de __________ e uma de _________ . O

____________ era _____________ .

5 -Separe em sílabas.


telha _____ ______

folha ______ ____

Julho _____ _____

filha _____ ______

pilha ______ ____

velha _____ _____

6 - Forme novas palavras, acrescentando-lhe um h.

vela - _________________ mola -______________

cala - ____________ mala - _________________

fila - ________________ tela - _____________

7 - Adivinhe e complete.

O inseto que faz o mel é a ________________ . ilha

Se não é homem é ________________. mulher

Para ver temos dois _________________ . abelha

A ___________ da Madeira é linda. Olhos

8 - L ê o texto e copie o texto.

A Cláudia

A Cláudia adora a Primavera.
Na Primavera há muitas flores de várias cores.
Nos jardins há gladíolos e começa a estar
mais calor.
Ela veste blusas com flores desenhadas
e guarda a roupa mais quente do Inverno. A
Cláudia também gosta de andar de bicicleta. A
sua bicicleta é amarela e vermelha.

_________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

atividades de Português para a 2ª fase I ciclo

1 - Complete com as terminações e copie:

ar - er - ir - or - ur

___mão=______________

p___co=_______________
_
Art___ =________________
c__ta =_________________

____ so =________________

m____telo = _____________

vap__ = _____________

ca_____ = _______________

sa______ =______________

am______ = ______________

p_____na = ________________

c_____co = ________________

2 - Escreva todas as letras do alfabeto:

a) minúsculo______________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

b) Maiúsculo ______________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

________________________________________________________

atividades para a 1ª e 2ª fases do I ciclo

1 - Separe em sílabas.

remo ___________ roca __________

rato _____________ ripa ___________

Rita ____________ ramo _________

Renato ____________ roupa___________

rodela ______________ rede ____________

roda ______________ rádio ___________

2 - Faz frases com as palavras.

rato _______________________________________

rã _________________________________________

ramo ______________________________________

Rui _______________________________________

vaca ______________________________________

camelo ____________________________________

cavalo _____________________________________

3 - Lê o texto e copia-o. Ilustre a teu gosto.

A Joana e o piquenique

A Joana e o Quico vão até à mata.
Ela leva o queijo e quindim.
O Quico leva uma raquete e uma queijada.
O calor é muito e a Joana dá o leque ao amigo.
O Quico joga e a Joana come um pouco de pão e queijo.
O Quico fica com sede e bebe leite.

4 - Lê o texto

Havia uma pereira muito pequenina.
Nessa pereira só havia uma pêra.
Um dia, uma menina passou pela pereira e pegou
nela. Como tinha fome, comeu-a toda.
Ela era muito doce!

Responde

· De que tamanho era a pereira?

______________________________________________

· Quantas pêras tinha a pereira?

_______________________________________________

· Quem comeu a pêra?

_______________________________________________

· Como era a pêra?

______________________________________________

5 - Acrescente um r e forme novas palavras.


careta ___________________ muro ____________________

coro ___________________ caro ____________________

6 - Complete as frases com as palavras.

torrada - serra - barro - carregado - carro - sorri

O _____________ vai _________________

de _______________.

A Catarina leva a _______________.

O Durão _____________ e come uma ____________.

cara ___________________ era ____________________

7 - Escreve frases com:

madeira ________________________________________________

carro ___________________________________________________

marmelo _______________________________________________

carregado _______________________________________________

terra ____________________________________________________

pêra __________________________________________________

rato _____________________________________________________

8 - Lê e copie.

ma ______ me ______ mi_____ mo_______ mu ______ mão______

9 - Copie com letra cursiva.

A Joana deu uma bolacha à menina.

______________________________________________

O meu amigo viu uma menina no parque.

_______________________________________________

A avó já não é uma menina.

_______________________________________________


A menina salta corda no parque.

_______________________________________________

Todos os dia aquela menina vai para a escola.

_______________________________________________

O cabelo da menina é bonito.

_______________________________________________

10 - Lê o texto e copie:

O Circo

Ir ao circo no Domingo é viver uma aventura: tigres, ursos,
elefantes, e trapezistas com fartura. Mas o que o Tó adorou
foi o palhaço Ademir: quando o circo acabou não conseguiu
parar de rir.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

28/04/2011

ATIVIDADES DIVERSAS DE MATEMÁTICA.

Nome______________________________________________

1– Continuo como no exemplo.

30 + 6 = 36 - três dezenas e seis unidades

50 + 7 = ____ - ______________________________________

30 + 1 = ____ - _______________________________________

80 + 8 = ____ - _______________________________________

40 + 5 = _____ - ______________________________________

2 – Utiliza os sinais > , < ou =

44 + 4 _____ 48 67 _____ 50

99 – 9 ____ 90 25 ____ 20 + 5

62 _____ 60 + 4 83 _____ 80 + 1

3 – Escreve o nome dos seguintes ordinais.

1º ___________________

8º _________________

2º _______________

7º___________________

9º _______________

10º __________________

4 – Efetue as multiplicações.

2 x 3 =____ 2 x 5 = _____

2 x 6 = ____ 2 x 3 = _____

2 x 4 = _____ 2 X10 = _____

5– Podes escrever...

a) cinco números diferentes compreendidos entre 78 e 81?

78 _____ ______ _____ _____ _____ 81

Sim _____ Não_______

b) seis números diferentes entre 64 e 71 ?

64 ____ ______ _____ _____ ____ ____ 71

Sim ______ Não _____

6 – escreva de 2 em 2 até 28.

____________________________________________________


Nome___________________________________________


1– Descobre quais são os números que são maiores que
48 e menores que 55?

_____ ______ ______ _______ ______ _____

2 – Descobre quais são os números menores que 100
e maiores que 92.

_____ _____ ____ _____ _____ _____ _____ ____

3 - Resolve.

1 coelho tem 2 orelhas.
E 3 coelhos?

Cálculo -




R -__________________________________________

Um trevo tem 3 folhas.
E 4 trevos?

Cálculo -




R ___________________________________________

Uma jarra tem 7 rosas.
E 4 jarras quantas rosas têm?

Cálculo -

R ______________________________________

4 – ESCREVA DE 2 EM 2 ATÉ 50

_______________________________________________

______________________________________________

CÁLCULOS

1. Calcule mentalmente:

3 x 10 = _____ 4 x 5 = ______ 2 x 2 = ______

6 x 3 = ______2 x 10 = _____ 2 x 4 = ______

3 x 2 = ______ 5 x 2 = ______

5 x 10 = _____ 4 x 3 = ______

5 x 4 = ______ 4 x 1 = _____

2. E screva de 10 em 10 até 200.

__________________________________________________

___________________________________________________

3. escreva de 5 em 5 até 100.

_____________________________________________________


4- Calcule:

30 + 6 = ____ 10 + 4 = ______ 54 + 2 =___

50 + 8 = ____ 10 + 7 = _____ 92 + 6 =____

70 + 5 = ____ 20 + 8 = _____ 87 + 3 =____

60 + 2 = ____ 80 + 5 = _____ 60 + 10 = ___

90 + 4 = ____ 70 + 4 = _____ 49 + 1 = ____

METADE - DOBRO - TRIPLO


ESCOLA____________________________________________________
PROF._____________________________________________________
MEU NOME É____________________________________________


1. Complete as frases.

- a metade de 22 é ____ a metade de 10 é ____
a metade de 18 é ____
- a metade de 42 é ____ a metade de 20 é ____
a metade de 28 é ____
- a metade de 66 é ____ a metade de 100 é ____
a metade de 50 é ____

- o dobro de 8 é ____ o dobro de 60 é ____
o dobro de 300 é ____
- o dobro de 12 é ____ o dobro de 16 é ____
o dobro de 130 é ____
- o dobro de 40 é ____ o dobro de 26 é ____
o dobro de 35 é ____

- o triplo de 4 é _____ o triplo de 15 é _____
o triplo de 40 é ______
- o triplo de 8 é _____ o triplo de 12 é ______
o triplo de 80 é ______
- o triplo de 9 é _____ o triplo de 25 é ______
o triplo de 50 é ______

ORDEM CRESCENTE - MULTIPLICAÇÃO

1- Coloque em ordem crescente (começa do menor)
e decrescente ( começa do maior ) os seguintes ordinais:

5º , 2º , 20º , 15º , 30º , 28º , 27º , 19º , 7º , 12º , 1º

Crescente ________________________________________

Decrescente _____________________________________

4 – Recordar a multiplicação por 10, 20 e 30.

Lembra-te que para multiplicares um número por 10,
acrescenta-se sempre um zero à direita desse número.

Calcula:
28 x 10 = _____ 32 x 20 = ______

52 x 30 = _____ 13 x 10 = _____

17 x 20 = ______ 79 x 20 = ______

60 x 30 = _____ 20 x 10 = _____

Nº ORDINAIS E MULTIPLICAÇÃO

1- Coloque em ordem crescente (começa do menor) e decrescente ( começa do maior ) os seguintes ordinais:

5º , 2º , 20º , 15º , 30º , 28º , 27º , 19º , 7º , 12º , 1º

Crescente ______________________________________________

Decrescente_____________________________________________

2 – Recordar a multiplicação por 10, 20 e 30.

Lembra-te que para multiplicares um número por 10, acrescenta-se sempre um zero à direita desse número.

3 - Calcule:
28 x 10 = _____ 32 x 20 = ______ 52 x 30 = _____ 13 x 10 = _____

17 x 20 = ______ 79 x 20 = ______ 60 x 30 = _____ 20 x 10 = _____

Matemática para o 3º e 4º ano

1 - Resolve através da multiplicação:

O pai disse ao Rui:
a)- Tens aqui 6 cestas com 26 laranjas cada uma.
Vê se sabes quantas laranjas há nas cestas todas?

Cálculo>




R. _______________________________________________

b) A senhora professora comprou 2 maços de folhas pautadas.
Cada maço tinha 98 folhas. Quantas folhas comprou?

cálculo >




R. _______________________________________


c) Num armazém há 3 caixas com 221 botões cada uma.
Quantos botões há no armazém?

cálculo >





R. ________________________________________________


2 – Resolva o problema de multiplicação.

O carteiro saiu dos Correios com 5 maços com 75 cartas cada um.
Quantas cartas leva?

cálculo


R. _____________________________________________

3-Escreve por extenso:

250_______________________________________________

508_______________________________________________

942_______________________________________________

3-No número 1. 578, indique:

- O algarismo das unidades______ O algarismo das dezenas______

- O algarismo das centenas______ O algarismo dos milhares_____

4 – Transforme em multiplicação e faz o respectivo cálculo:

3 + 3 +3 + 3 + 3 = 3 x 5 = 15

4 + 4 + 4 + 4 = _______ x ______ = ____

5 + 5 = _____ x _____ = _______

2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = ______x _____ = _____

5-Complete:

30 – XXX 12 - _____

10 - ______ 8 - ______

7 _______ 11 - ______

3 - _____ 1- _____

5 - _____ 6______

6 – Escreve por extenso:
333______________________________________________

321_____________________________________________

325________________________________________________

345__________________________________________________

Nome__________________________________________

1- Resolve os problemas.
a) A Anabela comprou 12 embalagens de saquinhos.
Cada embalagem tinha 5. Quantos saquinhos ela comprou?

Cálculo





R._____________________________________________

b) A mãe da Júlia comprou dois quilos de maçãs por
R$ 7,00, um quilo de batatinha por R$ 3,00. Quanto ela gastou?

Cálculo ;





R._____________________________________________

c) A Marta comprou uma blusa por R$ 32,00,
e uma saia que custou mais R$ 6,00. Quanto Marta gastou?

Cálculo




R._________________________________________

d) – No supermercado comprei uma bola por R$ 7,00,
uma pazinha por R$ 2,00 e um baldinho por R$ 3,00. Quanto gastei?

Cálculo




R._______________________________________________


2- Escreve por extenso a leitura dos seguintes números ordinais:

1º___________________ 10º_________________

1º________________ 20º__________________

3º_________________ 2º________________

8º__________________ 4º_________________

5º_________________

PROBLEMAS - MULTIPLICAÇÃO - >, < e =

NOME________________________________________
1 - Resolve:

a)Na escola do Luís há 396 alunos, dos quais 120 são rapazes.
Quantas são moças?

Cálculo >




R._________________________________________

b) A Marta tem 18 lápis e o primo tem mais 24.
Quantos lápis tem os dois juntos?

Cálculo >




R.________________________________________________

c) Numa macieira havia 386 maçãs e o dono colheu 124.
Quantas maçãs ficaram na macieira?

Cálculo >




R.____________________________________


3-Escreve os números:

Duas dezenas e quatro unidades__________

Três centenas e cinco dezenas__________

Oito centenas, seis dezenas e sete unidades______

Nove centenas _______

4-Completar com os sinais

< ( menor que ) ,
> ( maior que )
e = (igual).

8 dezenas _____ 100

100 _____ 10 centenas

98 ____ 89

20 _____ 2 dezenas

três centenas _____ 30

33 ____ 133

2-Transforma as adições em multiplicações

6 + 6 = 6 x 2

6 + 6 + 6 = ____ x _____

6 + 6 + 6 + 6 = ____ x ____

6 + 6 + 6 + 6 + 6 = _____ x ____

6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 = ____x ___

6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 = _____ x ____

3 – Transforma as multiplicações em adições e escreve o resultado

6 x 2 = _____ + _____ + _____ + _____ + ______ + _____ = _____

6 x 4 = _____ + _____ + _____ + _____ + ______ + _____ = _____

6 x 7 = _____ + _____ + ______ + _____ + ______ + _____ = _____

6 x 3 = _____ + _____ + ______ + _____ + ______ + _____ = _____

ATIVIDADES MATEMÁTICA 2ª FASE

1 - Desenhe uma dúzia de balões.








2 - complete.

4+16 = _____ 15 + 6 = _____

8+17 =________ 2 = 2 + 6 = _____

25+5 =_______ 6 + 6 = _____

15+5+5 =_______ 10 + 10 + 10 =____

27+2+11 =______ 20 + 5 =__________

3– Faça a leitura dos números.


123________________________________________________

125________________________________________________

128_______________________________________________

235_______________________________________________

246_______________________________________________



Nome________________________________________

1 – Complete as somas.

33+7 = ______

15+8+9 = ____

40 - 10 = _____

37- 2 =_____

26 - 9 = _____

2 – Colocar os sinais > (maior) < (menor) ou = ( igual )

130 ____ 10 + 3 34 + 4 ____ 34


20 ______ 10 + 10 22 _____ 1 + 9


9 + 7 ______4 + 5 6 + 6_____12


3 – Escrever os números até 159.

0 - 1 - _____________________________________________

10 - _______________________________________________

20 - ______________________________________________

30 - _______________________________________________

40 - ______________________________________________

50 - ______________________________________________

60 - _______________________________________________

70 _ _______________________________________________

80 - ________________________________________________

90 _ ________________________________________________

100 - ______________________________________________

110 - _______________________________________________

120 - ______________________________________________

130 - ______________________________________________

140 - _______________________________________________

150 - ________________________________________________

4- Complete a sequência.

10 - 20 ___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ _____

5 - 10 ___ ____ _____ ____ ____ ____ ____ ____ ____

2 – 4 ___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ___ ____

MATEMÁTICA PARA 1ª FASE

1- Efetue

2 + 2 = ___ 3 + 3 = ___ 4 +0 = ____ 1 + 2 = ____

4 + 5 = ___ 8 + 2 = ___ 3 + 5 = ____ 9 + 1 = ____

6 – 3 = ___ 4 – 2 = ___ 5 – 3 = ____ 10 – 4 = ___

7 – 4 = ___ 3 – 1 = ___ 1 – 1 = ____ 6 – 0 = ____

2 - 1- Calcule.


2 + 2 = ___ 5 + 3 = ___
4 +0 = ____ 1 + 2 = ____
4 + 5 = ___ 8 + 2 = ___
3 + 5 = ____ 1 + 1 = ____
9 – 3 = ___ 5 – 2 = ___
4 – 3 = ____ 10 – 4 = ___
8 – 4 = ___ 3 – 1 = ___
1 – 1 = ____ 5 – 0 = ____

4- Escreva de 300 até 359.

300 - 301 -____________________________________

310 ________________________________________

320 _______________________________________

330__________________________________________

340_________________________________________

350__________________________________________

CÁLCULOS 1ª FASE

ESCOLA___________________________________________
PROF.____________________________________________
ALUNO___________________________________________


1 - Compara os números ( > = < )


5 +1 ____ 6                                  7 - 1 ____ 6

4+0 ____6                                    7 ____ 3+3

6 ____ 5                                        12 - 2 _____10

14 + 4 ____ 15                               30 ___ 15 + 15


2 - Efetue


12 + 1 = ____                     13 + 2 = ____

15 + 4 = ____                     4 + 4 = ____

3 + 3 = ____                       5 + 5 = ____

1 +1 = ____                         12 + 2 = ____

18 – 2 = ____                      16 – 4 = ____

15 – 3 = ____                     10 – 5 = ____

17 – 6 = ____                     15 - 1 = ____

8 – 7 = ____                       4 – 0 = _____

3 - Efetue.

2 + 2 = ___                          3 + 3 = ___

4 +0 = ____                         1 + 2 = ____

4 + 5 = ___                            8 + 2 = ___

3 + 5 = ____                        9 + 1 = ____

6 – 3 = ___                              4 – 2 = ___

5 – 3 = ____                         10 – 4 = ___

7 – 4 = ___                           3 – 1 = ___

1 – 1 = ____                         6 – 0 = ____

MATEMÁTICA PARA 3ª FASE

ESCOLA_______________________________________________________
PROF.________________________________________________________
MEU NOME É _________________________________________________


1 . Escreve os números por ordem decrescente - do maior para o menor.

378 - 763 - 547 - 249 - 630

________ , _________ , _______ , _______ ,_______

2 . Escreve por ordem crescente – do menor para o maior


473 - 639 - 230 - 573 - 231

________ , _________ , _______ , _______ , _______

3 - Faz as continhas - armando e efetuando.

4 9 + 5 9 5 + 3 4 8 = ____ 7 9 0 – 3 7 2 = _____









9 7 x 3 = _______ 2 4 1 x 5 =______








4 - ESCREVA DE 700 ATÉ 759.

700 - 701 - ___________________________________________

710 _________________________________________________

720 _________________________________________________

730 _________________________________________________

740__________________________________________________

750 _________________________________________________

PAR E ÍMPAR - PROBLEMAS - CÁLCULOS

Escola___________________________________________________________
Professora ________________________________________________________
Nome__________________________________________________________

1 – Rodeia os números pares de vermelho e os números ímpares de azul .


345 - 95 - 40 - 209 - 14 - 1046

2 - O Joaquim quer vender 4 ovelhas por R$ 150,00 cada uma.
Quanto dinheiro poderá ele ganhar?

CÁLCULO




R.:_________________________

3 - Os pescadores pescaram 125 sardinhas, 30 robalos e 403 carapaus.
Quantos peixes apanharam os pescadores?

CÁLCULO





RESPOSTA__________________________________________

4 - Observe os números. Rodeia o maior número par.

234 1000 453 2007 2 650

5 - Calcule mentalmente.

5 x 10 = _____ 4 x 6 = _____ 12 x 10 = ______ 3 x 9 = ______

12 : 3 = _____ 8 : 2 = _____ 16 : 4 = ______ 25 : 5 = _____

6 - Para ir a uma Feira de Ciências, a escola alugou três ônibus.
Cada ônibus levou 36 alunos. Quantos alunos foram á Feira de Ciências?

CÁLCULO



R.: ________________________________________.


2. A Ana nasceu em 2006. Que idade tem a Ana agora?

CÁLCULO



R.: _______________________________________ .

MATEMÁTICA PARA 3ª FASE I CICLO

Nome : ________________________________________________

1- Escreve os números por extenso :

59 - _______________________________________________

260 - ______________________________________________

642 - _____________________________________________

815 - ______________________________________________

2 - Decompõe os números :

222 = 200 + 20 + 2

347 = ________________________

450 = ________________________

946 = ________________________

624 = ________________________

789 = ________________________

111=________________________

114 = ________________________

116 = ________________________

119 = ________________________


3 – Ordene os números por ordem decrescente-do maior para o menor.

34 - 20 - 300 - 7 - 308 - 500



______ ; ______ ; ______ ; ______ ; ______ ; ______

PROBLEMAS

Nome___________________________________________________

1-Resolve os problemas que te vão ser apresentados.

a-A Júlia tem uma centena de lápis e a sua prima Mariana tem o dobro.
Quantos lápis tem a prima?

Cálculo :



R: ______________________________________________________


b-O João foi ao pomar do seu avô e viu uma centena e meia de macieiras,
e três dezenas e meia de limoeiros. Quantas árvores de fruto viu o menino?

Cálculo;



R: ______________________________________________________

c-A avó leva no saco duas dúzias de laranjas.
Pelo caminho dá quatro ao neto Luís.
Com quantas laranjas fica?

Cálculo;



R: ____________________________________________________________________

d-Num jardim estavam plantadas 384 flores. Dessas flores, 52 eram rosas
e as outras eram malmequeres. Quantos eram os malmequeres?

Cálculo;



R: ______________________________________________________________

numeração romana - leitura de números, ETC.

Nome______________________________________________________

1-Lê os números.
223-_______________________________________________________

245_________________________________________________________

279-________________________________________________________

287-________________________________________________________

223-__________________________________________________________

291________________________________________________________

242-________________________________________________________

294-________________________________________________________

218-________________________________________________________

209-_______________________________________________________

216-______________________________________________________

293-_____________________________________________________

2-Escreve em numeração romana.

23 = XXIII 25________

28_______ 10_________

22___________ 14________

35_________ 31__________

19__________ 5___________

18____________ 20_________

12___________ 10_________

3 - 2-Complete.

Uma dezena ____________ Meia dezena _________

Uma dúzia______________ Meia dúzia _____________

Uma dezena e meia__________ uma dúzia e meia _________

Duas centenas__________ Uma centena ___________

Meia centena __________ Um milhar ______________

Meio milhar ____________

3-Calcule.

23X10 = ______________ 4X100= ___________

124X10= ______________ 8X 1000= ___________

14 x 10 =___________ 25 x 100=_____________

16 x 100 = _____ 16 x 10 = ______ 16 x 1000 = _____

4- Escreva de 700 até 759.
700 – 701 - _________________________________________________

710 ________________________________________________________

720_________________________________________________________

730_________________________________________________________

740_________________________________________________________

750_________________________________________________________

Nome______________________________________________

1 – Calcule as somas.

3 + 6 – 3 = ____ 8 + 7 + 2 = 3 = _____

5 – 1 + 6 – 2 = _____ 10 + 2 – 5 = _____

25 + 5 – 5 = _______ 23 – 3 + 3 = ____

45 – 5 + 5 = _____ 55 – 5 + 5 = _____

2 – escreva de 900 até 959.
900 – 901 - _________________________________________________

910_________________________________________________________

920_________________________________________________________

930_________________________________________________________

940_________________________________________________________

950_________________________________________________________

3-Como se chama a figura geométrica que tem três lados? ______________

4-Quantos anos tem um século?______

5-Quantas horas tem um dia?_______

6-Quantos dias tem o mês de abril? ______

7-Quantos dias tem um ano comum?_______

8-Quantos minutos tem uma hora?______

9-Qual o último mês do ano?______________

10-Qual é o dobro de uma centena?________

11-Qual é o triplo de sete?______

12-Qual o quadruplo de dez? ______

13-Qual o quíntuplo de nove? __________

14- Escreva como se lê.

600 = seiscentos
601 = _______________________________________________

602 = _______________________________________________

603 = ________________________________________________

604 = _________________________________________________

605 = _________________________________________________

LEITURA DE NÚMEROS - ANTECESSOR SUCESSOR

1 - Faça a leitura.

60 –……………………………………………………….

64 - ……………………………………………………….

65 - ……………………………………………………….

66 - ..……………………………………………………...

70 –……….…………………………….…………………

77 - ………………………………………………………..

78 - ………………………………………………………..

79 - ………………………………………………………..

2 - Complete com o antecessor.

Antes e Depois

____100 ____200


____300 ____400


____500 ____600


____700 ____800

3 - Complete com o sucessor.


900_____ 1000 ______

1100 _______ 1200 ______

1300 ________ 1400 ______

1500 ________ 1600 _______

leitura de números - meses do ano

2- Escreve os nomes dos meses do ano e o seu número de ordem:

1º - primeiro – Janeiro

2º - segundo - ________________

3º - ____________ - Março

____ - _____________ - Abril

5º - _________________ - _________________

_____ - _______________.- ________________

7º - __________________ - __________________

_____ - ________________ - ___________________

9º - _______________ - ____________________

10º - ________________ - __________________

_____ - _______________ - __________________

12º - _________________ - ____________________

3. Faça a leitura dos números.

80 –……….…………………………………………..……

81 - ……………………………………………………….

82 - ………………………………………………………..

83 - ………………………………………………………..

84 - ………………………………………………………..

85 - ………………………………………………………..

4. Faça a leitura.

86 - ………………………………………………………..

87 - ……………………………...………………………...

88 - …………………………...…………………………...

89 - …………………..…………………………………...

90 –…………..……………………...……………………

91 - ………………………………..………………………

100 –………………………………

OS MESES DO ANO - A SEMANA - HORAS, ETC.

Nome______________________________________________

1. escreva por extenso.
21 – vinte e um

22 – ………………………………………… 23 - …………………………………………………

24 - …………………………………………… 25 - …………………………………………………

26 - …………………………………………… 27 - …………………………………………………

28 - ……………………………………………… 29 - …………………………………………………

32 - ……………………………………………… 40 – ……………………………………

60 – …………………………………………… 70 – ………………………………………

80 – ……………………………………………… 90 – …………………………………………

100 – ………………………………………… 30 –………………………………………

31 - …………………………………………… 33 - ……………………………..………………

41 - ……………..……………….…………. 42 - ………………………………………………

43 - ………………………………………………… 44 - …………………………………………………

45 - ………………………………………………………..



2 - Faça a leitura dos números.

46 - ………………………………………………………..

47 - ……………………………………………

48 - ……………………………………………

49 - ……………………………………………

50 –…………….……………………………

51 - ……………………………………………

52 - ……………………………………………

53 - ………………………………………………………..

54 - ………………………………………………………..

55 - ……………………………………………………….
.
56 - ……………………………………………………….
.
57 - ………………………………………………………..

58 - ……………………………………………….……….

59 - ……………………………………………………….

3- Complete:

O ano tem _______meses.

O mês tem _______ dias.

O dia tem _______ horas.

A hora tem ______ minutos.

O minuto tem _____ segundos.

4- Que dia da semana é hoje? _______________________

Ontem foi ________________________.

Amanhã será ________________________.

Depois de amanhã será ______________________.

5 - Escreva os dias da semana.

________________________

________________________

________________________

_______________________

_______________________

_______________________

______________________

6 - Escreva os meses do ano.
____________________ _______________________

____________________ _______________________

_____________________ ______________________

____________________ ______________________

____________________ _____________________

___________________ _____________________

centenas e dezenas - problemas - números

Esc. Est. Dep. Norberto Schwantes
Prof. Maristela
3ª fase 1º ciclo
Nome____________________________________

1. Complete:

1 centena = _______ unidades

1 dezena = _______ unidades

4 centenas = _______ unidades

4 dezenas = _______ unidades

6 centenas = _______ unidades

6 dezenas =_______ unidades

2 -Uma caixa de ovos tem uma dúzia de ovos.

Uma dúzia de ovos são ______ ovos.

Duas dúzias de ovos são ______ ovos.

Meia dúzia de ovos são ______ ovos.

Uma dúzia e meia de ovos são ______ ovos.

3. O Ricardo tem 2 dúzias de bombons, a Rita tem 3 dúzias de bombons
e a Ana tem 1 dúzia de bombons.

Então, o Ricardo tem ______ bombons;

Rita tem ______ bombons;

Ana tem ______ bombons.

No total, os 3 têm ______ bombons.

4. A Lídia e a Susana têm uma dúzia de livros de Matemática.
A Nídia tem mais dois que a Susana.

Então, a Lídia tem ______ livros de Matemática e a Susana tem ______.

5. FAÇA A LEITURA
0 – zero ……………………… 1 – um …………………
2 – dois ……………… 3 – três ………………
4 – quatro ……………… 5 – cinco ………………
6 – seis ……………… 7 – sete ………………
8 – oito …………… 9 – nove ………………
10 – dez ……………… 11 – onze …………
12 – doze …………… 13 – treze …………………
14 – catorze ……………… 15 – quinze …………………
16 – dezesseis ………………… 17 – dezessete ………………
18 – dezoito ……………… 19 – dezenove ……………
20 – vinte ……………

CÁLCULO MENTAL - PROBLEMAS

ESC. EST. DEP. NORBERTO SCHWANTES
BARRA DO GARÇAS - 29 DE ABRIL DE 2011.
3ª FASE 1º CICLO
NOME_________________________

Cálculo mental:

30 + 40 = ____ 50 + 8 = ____ 97 - 7 = ____

20 + 80 = ____ 2 + 80 = ____ 43 - 40 = ____

____ + 70 = 100 ____ + 6 = 36 ___ - 5 = 20

2 - Faz como no exemplo:

21 = 20 +1 = vinte e um = 2 dezenas e 1 unidade

54 = _____________________________________________

72 _______________________________________________

95 =______________________________________________

66 = ______________________________________________

14 = ______________________________________________

68 = ______________________________________________

59 = ______________________________________________

3 - Problemas

1 . A senhora Rosa comprou 78 bolas para enfeitar o pinheiro.
Quando chegou em casa tinha partido 13.
Com quantas bolas ficou a senhora Rosa?

CÁLCULO >



R: ____________________________

2 . Num ônibus viajavam 26 pessoas.
Na primeira paragem subiram mais 17.
Quantas pessoas vão agora no ônibus?




R:______________________________________

4 - Arme e efetue as Operações:

2.342- 29= ____ 3.444-34 = ___ 72-38= ___







854 - 38=____ 271 -456= ____ 958– 629= ____




5 - Complete:

1 dezena são 10 unidades

2 dezenas são ___ unidades

3 dezenas são ___ unidades

4 dezenas são ___ unidades

6- Complete:

600 - 100 = 500

600 - 200 =________

600 + 200 =________

600 + 400 =________

NÚMEROS PARES E ÍMPARES - CÁLCULOS DE ADIÇÃO, ETC.

Escreve ao lado de cada número se ele é par ou ímpar..

30 = par

11-_____________ 8-_____________

47-______________ 78-______________

49-_______________ 23-______________

45-_______________ 90-_____________

100-______________ 7-______________

122-__________ 239-_______________

345-_____________ 564-____________

678-_______________ 784-_______________

891-_____________________543-______________

896-__________________ 985-____________________

498-______________ 673-__________________

2 - Calcule.

10+10+10+10+3=_____ 10+10+10+10+10+4=____

10+10+10+10+10+5=____ 10+10+10+10+6= ____

10+10+10+10+7=_____ 10+10+10+10+8=_____

10+10+10+10+9=_____

3 - Coloque por ordem crescente – do menor para o maior.

75 - 40 - 21 - 74 - 150 - 58 - 6 - 19

_______________________________________________

ARME E EFETUE AS ADIÇÕES COM E SEM RESERVA

NOME __________________________________

1.ARME E EFETUE.

23+12+31= ____ 12+13+30=____ 24+30+14= ____








83-42=____ 78-12= _____ 89-23= _____ 12+12+12= _____








10+13+15= _____ 12+20+32= ____ 45 - 34= ____





67 - 12=____ 45 - 23= ____ 245 + 126 + 12_____

DECOMPOR NÚMEROS - CÁLCULOS DE ADIÇÃO, etc

ESC. EST. DEP. NORBERTO SCHWANTES

NOME_______________________________

1 -. Decomponha

34= 30+4 55 = __________________

36=_________________ 66 = _________________

23=_________________ 77 = __________________

42=_________________ 95 = __________________

14=_________________ 51 = __________________

39=_________________ 32 = __________________

2 - Decompõe.

13 = 10 + 3

22=_________________ 31=_________________

45=_________________ 17=_________________

35=_________________ 14 = ________________

3 - calcule.

30+1= ____ 30+2= ____

30+3=____ 30+4= ____

30+5=____ 30+6= _____

30+7= ____ 30+8= ____

30+9= ____ 30+10= ____

4. Conta de 2 em 2 ATÉ 68.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

5. Ordene por ordem crescente ( do menor para o maior )

23 - 64 - 34 - 90 - 19 - 47 - 7 - 32

____;_____;______;______;______;______;______;_____

CÁLCULOS DE ADIÇÃO - ORDEM CRESCENTE -

NOME ________________________________________

1. ESCREVA:

Sete dezenas- ______ Sete dezenas e duas unidades ____

Oito dezenas- ______ Oito dezenas e seis unidades _____

Nove dezenas- _____ Nove dezenas e cinco unidades _____

Dez dezenas- _______ Meia centena _______

Uma dúzia ______ Duas dúzias _____

Meia dúzia _____ Meia dezena _____

Uma centena ____

2 . arme e efetue.

34+14+11= 41+12+31= 52+11+31=




90-56= 87-29= 23-19=




3. Calcule

7+1= ___ 70+10= ___ 7+2= ___

70+20= ___ 7+3= ___ 70+30= ___

8+1= ___ 80+10= ___ 8+2= ___

80+20= __ 9+1= ___ 90+10= ___


Nome_______________________________________

1. Ordene por ordem crescente. ( do menor para o maior )

23 - 78 - 56 - 90 - 19 - 47 - 9 - 32

___<___<____<____<_____<____<____<____

2 - Calcule.

10+1= ___ 10+2= ___ 10+3=____

10+5=___ 10+6=___ 10+7= __

10+9= ___ 10+10= ___ 10+10+1=___

10+10+2=___ 10+10+3=____ 10+10+4=___

10+10+50=___ 10+10+6= ___ 10+10+7=___

10+10+8= ___ 10+10+9=___ 10+10+10=___

CALCULE AS ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES.

1. CALCULE.


3-2= ____ 30-20= ____ 4-3= ____

40-30= ___ 5-3= ____


6-3= ___ 60-30= ____ 7-3= ____

70-30= ___ 4-1= ___

4-2= ____ 40-20= ___ 4-3= ____

40-30=___ 5-4= ____


6-4= ___ 60-40=___ 5-1=___

50-10= ___ 5-2= ____


5-3= ____ 50-30=___ 5-4= ___

50-40= ___ 6-1= ____


6-2= ____ 60-20= ____ 6-3= ____

60-30= ___ 6-4= ___

MULTIPLICAÇÃO - CÁLCULOS DE SDIÇÃO E SUBTRAÇÃO,ETC

1 - COMPLETE

5+5= 10 = 5 X 2 = 10
5+5+5=____ = ____X____ = ____
5+5+5+5=____ = ____X____ = ____
5+5+5+5+5=____ = ____X____ = ____
5+5+5+5+5+5=____ = ____X____ = ____
5+5+5+5+5+5+5=____ = ____X____ = ____
5+5+5+5+5+5+5+5=____ = ____X____ = ____
5+5+5+5+5+5+5+5+5=___ = ___X____ = ____
5+5+5+5+5+5+5+5+5+5=___ = ___X___= ____

2 - COMPLETE
1X5= ___
2X5= ___
3X5= ___
4X5= ___
5X5= ___
6X5= ___
7X5= ___
8X5= ___
9X5= ___
10X5= ___

3. Calcule.

1 - 1= ____ 10 - 10= ___

2 - 2= ____ 20 - 20=____

3 - 3= ___ 30 - 30=____

4 - 4= ___ 40 - 40= ____
_
5 - 5= ____ 50 - 50=____

2 - 1=____ 20 +10=____

3 - 1=____ 30 - 10=____

4 - 1=____ 40 - 10=____

5 - 1=____ 50 - 10=____

6 - 1=____ 60 - 10=___

7 - 1=____ 70 - 10=___

8 - 1=____ 80 - 10=___

9 - 1=____ 90 - 10= ___

2 - 1=____ 20 - 10=____

3 - 2= ____30 - 20=_____

4-2=____ 40-20=____

5 - 2= ___ 50-20=____

6-2=____ 60 - 20 = ____

7-2= ____ 70-20=____

8 - 2= ___ 80-20=____

3 -1=___ 30 - 10= ____

4 - COMPLETE CORRETAMENTE.

Uma dezena- _______ Uma dezena e sete unidades ___

Duas dezenas- ___ Duas dezenas e três unidades _______

Três dezenas- _____ Três dezenas e cinco unidades ____

Quatro dezenas- _____ Quatro dezenas e uma unidade _____

Cinco dezenas- _____ Cinco dezenas e nove unidades _______

Seis dezenas- ____ Seis dezenas e sete unidades _______

NÚMEROS DE 2 EM 2 - DE 5 EM 5 - PROBLEMAS -

Nome _____________________________________________________


1. Conta de 5 em 5 até 90.

0 – 5 - ___________________________________________________

_________________________________________________________

2. Resolve.

a) A Joana foi comprar 45 bananas e 23 pêras. Quantos frutos comprou?

Cálculo >



R. _____________________________________________________

b) A Joana deu duas dezenas à sua amiga Micaela. Com quantas ficou?

Cálculo >



R. ____________________________________________________

c) O Alexandre foi à pesca. Pescou três dezenas e meia de carapaus e uma dúzia de sardinhas. Quantos peixes pescou?
Cálculo >



R. ____________________________________________________

3. escreva de 5 em 5 até 100.

_______________________________________________________

_______________________________________________________

1. escreva de 2 em 2 até 50.

0 – 2 – 4 - __________________________________________________

_________________________________________________________

matemática para a 3ª fase I CICLO

Nome _____________________________________

1. Conta de 5 em 5 até 90

0 – 5 - _____________________________________________



__________________________________________________

2. Resolve.


a) A Joana foi comprar 45 bananas e 23 pêras. Quantos frutos comprou?



Cálculo ;





R. _________________________________________________


b) A Joana deu duas dezenas à sua amiga Micaela. Com quantas ficou?



Cálculo ;





R. ____________________________________________________



c) O Alexandre foi à pesca. Pescou três dezenas e meia de carapaus
e uma dúzia de sardinhas. Quantos peixes pescou?

Cálculo





R. ______________________________________________



3. escreva de 5 em 5 até 100.



___________________________________________________





___________________________________________________



1. escreva de 2 em 2 até 50.



0 – 2 – 4 - ________________________________________________

_________________________________________________________

REPRESENTE OS NÚMEROS COM ALGARISMOS - DEZENAS.ETC

1. Represente com algarismos.

Cento e vinte e sete = 127

Duzentos = ______

Quinhentos e sessenta e seis = _________

Trezentos e sete = __________

Quatrocentos e nove = _________

Quinhentos = ________

Seiscentos = ________

Setecentos = _______

Oitocentos = _______

Novecentos = _______

Mil = _________

Cem = _______

Trezentos = __________

Duzentos e cinquenta = __________

Trezentos e trinta e três = ______________

Quatrocentos e quarenta e quatro = ___________

Quinhentos e cinquenta e cinco = ____________

2 - Faz como no exemplo.

34 – 3 dezenas e 4 unidades

28 -_________________________________________________________

13 - ________________________________________________________

45 - ________________________________________________________

39 - _______________________________________________________

40 - ________________________________________________________

3 -Complete.

- O Diogo tem _______ (três dezenas e meia) de castanhas.

Quantas unidades lhe faltam para ter:


- quatro dezenas ? _________

Três dezenas e oito unidades? ________

4 - Conta de 2 em 2 até 40.

____________________________________________________

5. Conta de 3 em 3 até 60

_____________________________________________________

problemas

1 - RESOLVENDO PROBLEMAS

a) No jardim da escola há dois canteiros com roseiras.
Um tinha duas dezenas de roseiras vermelhas e outro uma dúzia
de roseiras amarelas.
Secaram 4 roseiras vermelhas. Quantas roseiras há agora nos canteiros?

Cálculo >




Resposta >___________________________________________________

b) Havia um prato com um total de 30 castanhas e nozes.
O Rui tirou 9 nozes e sete castanhas. Quantos frutos ficaram no prato?

Cálculo >



Resposta > ___________________________________

c) Na fruteira da Rita havia 45 morangos e 6 maçãs.
A mãe comeu 12 morangos e a Rita comeu 7.
Quantos morangos ficaram na fruteira?

Cálculo >



Resp._______________________________________

d) O avô da Rita tinha 50 melões para vender.
Vendeu 28 e deitou fora 6 que tinham apodrecido.
Quantos melões lhe faltam vender?

Cálculo >



Resposta ________________________________________


e) Na turma da Inês os alunos combinaram trazer bolas para enfeitar a árvore
de Natal.
Trouxeram 36 bolas mas acharam poucas e foram comprar mais 9 bolas.
Ao decorarem a árvore partiram-se algumas bolas.
Calcula quantas bolas se partiram se no final a árvore ficou com 38 bolas.

cálculo >



Resposta___________________________________________

PROBLEMAS- LEITURA DE NÚMEROS, ETC.

1 - Escreva de 1000 até 1059.

1000___________________________________________

1010___________________________________________

1020___________________________________________

1030___________________________________________

1040___________________________________________

1059___________________________________________

1069___________________________________________

1079___________________________________________

1089___________________________________________

1099___________________________________________

2 - Um avião demorou três horas na viagem de Barra do Garças até Rio de Janeiro.
O automóvel demorou o triplo.
Que tempo demorou o automóvel?

Cálculo ;





R: ___________________________________________________


3. RESOLVA O PROBLEMA

A Catarina comprou 8 laranjas. A Mariana comprou o triplo das laranjas
da Catarina e o Rodrigo comprou metade das laranjas da Catarina.

a) Quantas laranjas comprou:

a Mariana? _______laranjas.

o Rodrigo? _______laranjas.

b) Quantas laranjas compraram ao todo os três amigos?

Compraram os três juntos____laranjas.

4. Escreva de 800 até 849.

800______________________________

810__________________________________

820__________________________________

830__________________________________

840__________________________________

5. calcule.

2 x 0 = _____ 3 x 0 = _____

2 x 1 = _____ 3 x 1 = _____

2 x 2 = _____ 3 x 2 = _____

2 x 3 = _____ 3 x 3 = _____

2 x 4 = _____ 3 x 4 = _____

2 x 5 = _____ 3 x 5 = _____

2 x 6 = _____ 3 x 6 = _____

2 x 7 = _____ 3 x 7 = _____

2 x 8 = _____ 3 x 8 = _____

2 x 9 = _____ 3 x 9 = _____

2 x 10 = ____ 3 x 10 = ____

MULTIPLICAÇÃO - CÁLCULOS -

1 - COMPLETE.

1 X 2 = _____
2 X 2 = _____
3 X 2 = _____
4 X 2 = _____
5 X 2 = _____
6 X 2 = _____
7 X 2 = _____
8 X 2 = _____
9 X 2 = _____

1 X 3 = _____
2 X 3 = _____
3 X 3 = _____
4 X 3 = _____
5 X 3 = _____
6 X 3 = _____
7 X 3 = _____
8 X 3 = _____
9 X 3 = _____


2.Calcule mentalmente.
5 + 3 = ____

6 + 4 = _____

9 + 7 = ____

50 + 30 = ____

60 + 40 = _____

90 + 70 = ____

25 + 25 = ____

50 + 25 = _____

50 + 50 = ____

75 + 25 = ____

25+ 25 + 25 = ____

199 + 1 = ____


3.Resolva.

3 X 2 = ____ 3 X 3 = ____

4 X 2 = ____ 5 X 3 = ____

5 X 3 = ____ 5 X 2 = ____

5 x 6 = ____ 5 x 0 = ____

4 x 1 = ____

PROBLEMAS - LEITURA DE NÚMEROS - ORDEM CRESCENTE

1. Complete.

98 = ___ + 8 47 = ___ + 7

58 = ___ + 8 65 = ___ + 5

34 = 30 + ___ 15 = 10 + ___

23 = ___ + 3 100 = 90 + ___

2 - . Escreve a leitura de cada um dos números destacados.

161 - ______________________________________________

576 - ______________________________________________

450 - ______________________________________________

279 - ______________________________________________

307 -_______________________________________________

3 - . Complete, de modo a obteres cálculos corretos:

200 + 80 + 9 = ________

6 centenas + 6 unidades = ________

6 centenas + 9 dezenas + 2 unidades = _______

7 centenas + 5 dezenas + 1 unidade = ____________

9 dezenas = _____________

8 dezenas + 5 unidades = _____________

4 - Coloque por ordem decrescente, do maior para o menor.

101 - 90 - 501 - 409 - 300

________ ; _______ ; _______; _______ ; _______

5 - O Manuel tem 4 anos e o seu irmão tem o triplo da sua idade.
Quantos anos tem o irmão do Manuel?
Cálculo >


R: ____________________________________

5 -

LEITURA DE NÚMEROS- DEZ EM DEZ - DEZENAS E CENTENAS

1-Ecreve os números por extenso.

18 - ______________12 - _____________

13 - _____________ 14 - ______________

11 - ________________ 15 - ________________

16 - ________________ 19 - _________________

16 - ___________________ 18_______________

2 - ESCREVA DE 10 EM 10 ATÉ 500.

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

3. Escreve o numeral que representa:

cinco dezenas e duas unidades = 52

duas centenas - ______

quatro dezenas e três unidades = ____

oito dezenas - ______

nove dezenas e cinco unidades = ____

dez dezenas = _____

4 A Maria comprou 78 envelopes de figurinhas. Cada envelope trazia 4 figurinhas.
Com quantas figurinhas ficou a Maria?

Cálculo;




Resposta _______________________________________________

5 Escreve os seguintes números por extenso:

15 - ______________________________

16 - _________________________

17 - ______________________________

35 - ________________________

42 - ______________________________

51 - _________________________

63 - ______________________________

85 - _________________________

13 - ______________________________

93 - _________________________

4. Escreve o número que está entre:

18 e 20 - ______ 98 e 100 - ______ 48 e 50 - _____

5. Coloque os seguintes números por ordem decrescente:

Do maior para o menor.

36 – 8 – 0 – 15 – 99 – 85 – 58 – 51

____________________________________________


6. Coloca os seguintes números por ordem crescente:

Do menor para o maior.

26 – 48 – 0 – 62 – 1 – 85 – 90 – 15

_________________________________________


7 -Ecreve o número correspondente:

uma dúzia = ___ meia dezena = ____

uma dezena = ____ meia dúzia = ___

8 Usa, de forma adequada, os sinais menor, maior ou igual.

10 + 7 ___ 17 57 ___ 75

12 + 3 ___ 15 10 – 8 ____3

75 – 10 ___ 64 38 + 0 ___ 38

21 – 11 ___ 9 100 ___ 99 + 0

problemas - dezenas e centenas - maior que e menor que -

1. Escreve o número correspondente:

uma dúzia = ___ meia dezena = ____

uma dezena = ____ meia dúzia = ___

2. Usa, de forma adequada, os sinais:

> ( maior), < ( menor ) ou = ( igual ).

10 + 7 ___ 17 57 ___ 75

12 + 3 ___ 15 10 – 8 ____3

75 – 10 ___ 64 38 + 0 ___ 38

21 – 11 ___ 9


3. Escolhe um número que:

- tenha 6 dezenas;________

- 9 unidades __________

- 5 centenas_______

- tenha 3 centenas__________

- 10 dezenas____________

_ 5 unidades______

4 - RESOLVA OS PROBLEMAS

a) Para montar uma árvore de Natal gastaram-se 32 enfeites. Quantos enfeites serão necessários para montar três árvores iguais?


CÁLCULO:




R: __________________________________________

b). Na 2ª feira a Rita comprou 37 pastilhas, no sábado comprou mais 28 pastilhas. Com quantos pastilhas ficou a Rita?
Cálculo:




R:____________________________________________

c).O Miguel tem 8 anos e a sua irmã Ana Cláudia tem menos 6 anos que ele. A mãe do Miguel tem mais 30 anos que a irmã do Miguel. Quantos anos tem a irmã e a mãe do Miguel?

Cálculo:




R:_____________________________________________


d).O Bruno tem uma horta onde nasceram 15 alfaces, mas a horta da Vânia produziu o triplo das alfaces. Quantas alfaces produziu a Vânia?

Cálculo:





R:_____________________________________________

e).O Hugo tem esta caixa de lápis. Mas como é distraído já perdeu meio milhar de lápis. Com quantos lápis ficou?


Cálculo:





R:_____________________________________________


f)- A Mónica para vir para a escola, entrou em dois autocarros cada um com 74 pessoas. Quantas pessoas a Mônica contou nos dois autocarros?
Cálculo:




R:_____________________________________________


g)- Na escola do Gaspar Dutra há 1050 alunos, na do Norberto Schwantes há 489 e na da Arlinda Gomes há 5 centenas e meia de alunos. Quantos alunos há nas três escolas?

Cálculo>





R:______________________________________________

3- O Pedro foi à padaria comprar 5 pedaços de bolo para o café da manhã. Cada bolo custa R$ 1,00. Quanto é que o Pedro pagou pelos bolos?
Cálculo >




R:______________________________________________

LEITURA DE NÚMEROS - ORDEM CRESCENTE, ETC

1. Escreve os seguintes números por extenso:

15 - _________________________

16 - _________________________

17 - _________________________

35 - _________________________

42 - _________________________

51 - _________________________

63 - _________________________

85 - _________________________

13 - _________________________

93 - _________________________

2. Escreve o número que está entre:

212 e 214 - ______ 389 e 391 - ______ 448 e 450 - _____

3. Coloca os seguintes números por ordem decrescente: do maior para o menor.

36 – 8 – 0 – 15 – 99 – 85 – 58 – 51

_____________________________________________




4. Coloca os seguintes números por ordem crescente: do menor para o maior.

26 – 48 – 0 – 62 – 1 – 85 – 90 – 15

______________________________________________________________________

PROBLEMAS, MULTIPLICAÇÃO.ETC

Nome_____________________________________________


1 – COMPLETE.

6 x 2 = _____

7 x 2 = ____

8 x 2 =____

9 x 2 =____

10 x 2 =___


4 – Faça a leitura.

400___________________________

401_____________________________________

402___________________________________________

403__________________________________________

404__________________________________________

405__________________________________________

406__________________________________________

407__________________________________________

408__________________________________________

409__________________________________________

Resolva os problemas.

1. A Anita tem nove folhas com dois desenhos em cada.
Quantos desenhos tem a Anita?

Cálculo




R: ______________________________________________

2. Numa festa, as pessoas levantaram as mãos para aplaudir um cantor.
Sabendo que estavam lá 94 pessoas, quantas mãos viu o cantor?

Cálculo;




R: _______________________________________________

3. O Miguel já leu cento e três páginas de um livro.
Ainda lhe faltam ler noventa e seis páginas. Quantas páginas tem o livro?

Cálculo





R: _________________________________________________

DIA DO LIVRO E DIA DO INDIO COM COLAGEM DE PALITO DE FÓSFORO







ABERTURA PARA CADERNOS - COPIADO DE OUTRO BLOG.





















RECORTE E COLAGEM - DIA DO INDIO E DIA DO LIVRO













23/04/2011

ortografia - palavras com r antes de consoantes

Nome _________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA – ( r ) antes de consoante.

Exemplos: arma - irmão – ser – pintar, etc.

1 - Leia o texto - Árvore querida

Uma mangueira nasceu e cresceu lá no meu pomar. Na sua sombra, eu gosto de brincar, descansar, ler e estudar. Uma corda foi colocada entre seus galhos e serve de balanço para a garotada.
Vou sempre protegê-la árvore amiga.

2 - Retire do texto todas as palavras em destaque.

__________________ ____________________ ___________________

_________________ ____________________ ___________________

_________________ ___________________

3 – Complete com uma das palavras abaixo:

Jogador - nadador - corredor - cantor - pintor.

a) Ele pinta. Ele é _______________________

b) Ele corre. Ele é ________________________

c) Ele canta. Ele é ________________________

d) Ele nada. Ele é _________________________

e) Ele joga. Ele é _________________________

4 – Organize as sílabas e forme palavras.

la – go – ar___________________ vi – er – lha__________________

na – cor – ti____________________ ma – ar - do____________________

fes – pro – sor____________________ ga – jo – dor_________________

ortografia - palavras com l antes de consoantes e l no final das palavras

Nome _____________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA – palavras com ( l ) antes de consoante e ( l ) no final das palavras. Exemplo: Telma, Brasil, farol, etc.

1 – Leia o texto > Soltando pipa.

Numa agradável manhã de sol e céu azul, Sílvio e Alda vão soltar pipa no quintal da fazenda de seus amigos Valdomiro e Juvenal.
Silvio fala para Alda:
- Solte mais a linha do carretel, Alda.
- Calma, Silvio! Se eu soltar mais a linha, a pipa vai parar lá no paiol.

2 - Retire da historinha todas as palavras com al – el – il – ol – ou ul.

_________________ _____________ ____________ ____________

__________________ __________________ ____________________

___________________ _____________________ _______________

___________________ _____________________ _______________


2 – Desenhe uma pipa ao lado >








3 – Separe as sílabas.

farol = __________________ azul = ___________________

Brasil = ____________________ funil = __________________

bolsa =___________________ carretel = ________________________

dedal = ____________________ calma = ________________________

ortografia - palavras com s no início das palavras

NOME_________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA

Palavras com (s) no início das palavras.

1 – Leia a historinha > Sônia sapeca.

Sônia é daquelas meninas
que não param sossegadas.
Outro dia subiu na sacada.
Mas que danada!
Apareceu com a saia rasgada.
Sábado, vejam só:
Sônia sumiu no mercado!
E, de tanto pular,
Perdeu até o sapato.

2 – Retire do texto as palavras destacadas.

_________________ ________________ ________________

_________________ _________________ ________________

_________________ ________________ ________________

3 – Forme frases com as palavras:

salada_______________________________________________________

sorvete______________________________________________________

sofá_________________________________________________________

4 – Escreva duas palavras iniciadas com:

sa = ________________________ _________________________

se = ________________________ _________________________

si = ________________________ _________________________

so = ________________________ __________________________

su = ________________________ __________________________

ortografia -palavras com til e palavras com gue - gui e gua

1– Complete as frases com as palavras:

caminhão – crochê – triângulo – maçã - café.

a - Vovó fez um biquíni de____________________.

b - O ______________________ ficou preso no trânsito.

c - Ana comeu três ___________________________.

e - Mamãe fez um_________________ delicioso.


e – Eu desenhei um________________________ no caderno.

2 - Ordene as sílabas e forme palavras com: gue, gui e gua.

gua-á = ______________ tar-ra-gui = _________________________

guei-ra-man = _______________________ gua-é = ______________

a-çou-gue = ____________________

ra-fo-guei = ____________________

gua-lín = _______________

ortografia

1 - Leia o texto: A mariposa

Uma mariposa pousou no vaso de jasmim.
Assustada, Vanessa começou a gritar.
Com um sorriso, Cássio disse assim:
- Calma, menina dengosa!
A mariposa não é perigosa.

3 – Copie as palavras sublinhadas no texto.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

4 – Separe as sílabas.
assou = ___________________ amassar = ______________________

pessoa = __________________ assunto = ______________________

assinar = ___________________ assadeira = _______________________

assim = ______________ assanhada = ___________________________

ortografia

NOME__________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA

PALAVRAS COM: as – es – is – os – us

1 – Leitura: Que susto!

- Quem está aí?
- Buuu!
- Uau! Que susto!
- Mamãe, não fique assustada, sou eu, Estela.
- Olhe-se no espelho. Esta máscara é horrível.
Estela olha no espelho e leva um grande susto!

2 – Leia e copie com letra cursiva.

castelo - encosta - pesca - escama - esmalte

____________________________________________________________

máscara - vestido - fósforo - escova - poste

____________________________________________________________

3 – Leia as palavras e separe as sílabas.

ônibus = ___________________ escolas = _____________________

monstro = __________________ espiga = ______________________

colegas = __________________ mosquito = ____________________

mosca =____________________ espelho = _____________________

artista =______________________ pisca = ______________________

4 – Leia e copie a frase.

O ônibus vai para a escola levar os alunos.


____________________________________________________________

produzindo texto - receita

NOME__________________________________________________________

RECEITA

• RECEITA DE FEITIÇO PARA TRANSFORMAR PRINCESA EM SAPA:INGREDIENTES:- 1 RABO DE LAGARTIXA- 1 XÍCARA DE VENENO DE SAPO- 1 PITADA DE PELO DE MORCEGO- 4 PATINHAS DE ARANHA- MELECA DE NARIZ A GOSTOMODO DE FAZER:COLOQUE TODOS OS INGREDIENTES EM UM CALDEIRÃO E MISTURE BEM. ACENDA UMA FOGUEIRA E COZINHE EM FOGO BAIXO, MEXENDO ATÉ FERVER. COLOQUE EM UM VIDRINHO DE PERFUME E DEIXE SOBRE A PENTEADEIRA DA PRINCESA.ESPERE QUE ELA BORRIFE O LÍQUIDO COMO FAZ COM O PERFUME E AGUARDE. DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, A LINDA PRINCESA SE TRANSFORMARÁ EM UMA SAPA.

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE RECEITA QUE VOCÊ ACABOU DE LER.

____________________________________________________________•

PESQUISE UMA RECEITA QUE VOCÊ GOSTA DE COMER E ESCREVA ELA AQUI:



NOME DA RECEITA_____________________________________________

INGREDIENTES:

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

MODO DE FAZER__________________________________________________

_______________________________________________________________

________________________________________________________________

interpretando texto

Nome______________________________


ELEFANTE



O ELEFANTE É O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO MUNDO. É TAMBÉM UM DOS QUE VIVEM MAIS TEMPO: DE CEM A CENTO E VINTE ANOS. ALÉM DO SEU TAMANHO, OUTRA CARACTERÍSTICA QUE CHAMA A ATENÇÃO NO ELEFANTE É A SUA TROMBA. AS PESSOAS COSTUMAM PENSAR QUE O ELEFANTE BEBE ÁGUA PELA TROMBA, MAS, ISSO NÃO É VERDADE. ELA É O NARIZ DO ELEFANTE E FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE CANUDO. ELE PUXA A ÁGUA E ESGUICHA-A DENTRO DA BOCA PARA BEBER OU NAS COSTAS PARA SE REFRESCAR.

1) QUANTOS ANOS COSTUMA VIVER UM ELEFANTE?

______________________________________________________________

2) COMO O ELEFANTE FAZ PARA BEBER ÁGUA?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

alfabeto minúsculo - vogais e consoantes

Nome_______________________________________________________

TREINAR A ESCRITA CURSIVA DO ALFABETO MINÚSCULO.

a - b - c - d - e - f - g - h - i - j - k - l

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

m - n - o - p - q - r - s - t - u

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

v - w - x - y - z

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

2 – destaque somente as consoantes das palavras.

eterno ____________

sinaleiro ______________

meninada _________________

homem ____________________

pequeno ____________________

3 – destaque somente as vogais das palavras.

cinema _________________ caju _________________

vivo _________________ chegada _____________________

rico________________ boliche ____________________

interpretação de texto

Nome ___________________________________________________

Ø Leia o texto
Era uma vez uma boneca de trapos, feita pelas mãos de uma menina.
A menina era filha da Paula e morava junto da escola.
Era feita de trapos azuis, vermelhos, verdes, amarelos, rosa, violeta, cor de laranja.
Tinha dois olhos bordados com duas contas de vidro a servirem de meninas dos olhos.
E a menina cantava para a adormecer.

Matilde Rosa Araújo

1 – Complete as frases de acordo com o texto.

Era uma boneca de ____________ . a boneca era feita de trapos _____________ ,

___________ , _____________ , ______________ , _______________ ,

______________, ___________________________ .

Tinha dois ____________ bordados .

Os olhos eram duas ___________ de _________ .

O que a menina fazia para a boneca adormecer?___________________.

alfabeto amiúsculo - estudo das vogais e consoantes

Nome_______________________________________________________

TREINAR A ESCRITA CURSIVA DO ALFABETO MINÚSCULO.

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - l

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

M - N - O - P - Q - R - S - T U

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

V - W - X - Y - Z
_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

2 – destaque somente as consoantes das palavras.

pagode ____________

sinal ______________

menino _________________

hora ____________________

perereca ____________________

3 – destaque somente as vogais das palavras.

circo _________________ cajuzinho _________________

vitória _________________ melado __________________

rico________________ bola _____________

INTERPRETANDO TEXTO E GRAMÁTICA

ESC. EST. DEP. NORBERTO SCHWANTES
PROFESSORA – MARISTELA
SÉRIE – 3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNO (A)_______________________________________________________________________________



1 - Leia o texto abaixo com atenção:

O GATINHO PERDIDO

Era uma vez um gatinho perdido. Ele era pretinho como jabuticaba e tinha uma pinta branca debaixo dos olhos.
Quando Lelinha chegou da escola, encontrou o gatinho perdido, triste, assentado no muro de sua casa. Deu leite quentinho para ele beber.
Lelinha perguntou à mamãe:
- Eu posso ficar com este gatinho para mim?
- Não filhinha, você deve devolver o gatinho ao seu dono. – respondeu a mamãe.
- Eu pensava que quando alguém achava uma coisa, ficava dono dela, - disse Lelinha.
- Não fica, quando alguém encontra alguma coisa que pertence a outra pessoa, deve devolvê-la - disse a mamãe.
- Então eu vou procurar o dono deste gatinho – disse a menina.
(Therezinha Casasanta. O gatinho Perdido. São Paulo, Ed. Do Brasil)


ð Entendendo o texto...

A - Como era o gatinho que Lelinha encontrou?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B – O que a menina fez quando encontrou o gatinho?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C – O que a mãe de Lelinha ensinou com a história do gatinho?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



D – O que Lelinha poderia fazer para achar o dono do gatinho? Escreva sua ideia abaixo.

_________________________________________________________________

- Exercitando...

1 – Faça o que se pede:

A- Lelinha é um nome que está no diminutivo. Retire do texto duas palavras que estão no

diminutivo: _________________ e _________________


B – Para indicar elementos em tamanhos grandes, as palavras precisam estar no

_________________ ( aumentativo/ diminutivo).


C – Risque as palavras que não pertencem ao grupo abaixo:

GRUPO DOS AUMENTATIVOS


JANELONA – GATÃO – CORAÇÃO – MÃEZONA – CAMINHÃO – PLANTAÇÃO – MENINÃO


D – Sublinhe, no texto, três palavras que estão no feminino.

2 - Lelinha encontrou um gatinho. Como ficaria esta frase se ela tivesse encontrado mais de um gato? Reescreva as frases abaixo, passando-as para o PLURAL.

A - Quando a menina chegou da escola, encontrou o gatinho.

_____________________________________________________________________


B- A mãe ensinou a lição para a filha.

_____________________________________________________________________


C- O dono estava preocupado com a fuga do bichinho.

_____________________________________________________________________________


AGORA, MARQUE A RESPOSTA CORRETA:

> As palavras para indicarem mais de um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR


> As palavras para indicarem apenas um elemento, são escritas no:

( ) PLURAL ( ) SINGULAR


3 - Gatinho é uma palavra que está no masculino. Coloque o ou a antes das palavras abaixo:

_____ navio _____ arara _____ camisa _____ bicicleta

_____ colher _____ voz _____ caixote _____ guardanapo


> CIRCULE as palavras acima que estão no FEMININO.

HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS. HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS

"Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas"

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

produção de texto - escrever listas

ESC. EST. DEPUTADO NORBERTO SCHWANTES.
DOCENTE – MARISTELA
DISCENTE - _________________________________________________
1ª FASE DO II CICLO

PRODUÇÃO DE TEXTO

Objetivo: escrever listas.

SENHOR MIGUEL QUER ABRIR UM ZOOLÓGICO DIFERENTE, COM UMA PARTE SELVAGEM. ELE PRECISA DE SUA AJUDA, POIS NÃO CONSEGUE LEMBRAR O NOME DELES. ESCREVA UMA LISTA, SUGERINDO O NOME DE ALGUNS ANIMAIS PARA O SENHOR MIGUEL: PESQUISE NA INTERNET DE SUA ESCOLA, QUEM NÃO TIVER EM CASA.

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

_________________________

PROBLEMAS PARA O 4º ANO

ESC. EST. DEPUTADO NORBERTO SCHWANTES.
DOCENTE – MARISTELA
DISCENTE - _________________________________________________
1ª FASE DO II CICLO

Objetivo: resolver situações-problema, utilizando-se de estratégias próprias.

DONA MIRTES FAZ SALGADOS PARA VENDER. ELA FEZ 24 COXINHAS, 18 QUIBES E 15 ESFIRRAS.

RESPONDA:

1-QUANTOS SALGADOS ELA FEZ NO TOTAL?

Cálculo >





RESPOSTA:_________________________________________________

2- ELA CONSEGUIU VENDER 42. QUANTOS SOBRARAM?


Cálculo >






RESPOSTA:_________________________________________________

3-DONA MIRTES RECEBEU UMA ENCOMENDA DO DOBRO DAS ESFIRRAS QUE TINHA FEITO. QUANTAS ELA DEVE FAZER PARA ENTREGAR?





RESPOSTA: _________________________________________________

4-SE ELA FIZER ESTA QUANTIDADE DE ESFIRRAS, QUAL SALGADINHO ELA FARÁ EM MAIOR QUANTIDADE: A ESFIRRA OU A COXINHA? QUANTAS A MAIS?



RESPOSTA: ________________________________________________

TEXTO - EVITANDO AS DROGAS

ESC. EST. DEPUTADO NORBERTO SCHWANTES.
DOCENTE – MARISTELA
DISCENTE - _________________________________________________
1ª FASE DO II CICLO

EVITANDO AS DROGAS – CIGARRO

1. Leia o texto abaixo e encaixe no cruzadão as palavras que estão em destaque:
Fumar muitas vezes pode começar com uma brincadeira, mas, com o passar do tempo pode TRANSFORMAR- se em VICÍO.Quem Fuma muitas vezes desconhece as substâncias TÓXICAS que podem estar presentes no cigarro, como tabaco, nicotina, alcatrão, monóxido de carbono.Essas substâncias prejudicam a saúde do fumante, podendo provocar ENFISEMA, TROMBOSE e até câncer.
Mesmo quem não fuma e convive com fumantes torna-se um fumante passivo e pode desenvolver alguma ENFERMIDADE, apesar de nunca ter fumado.
Uma pequena brincadeira de dar TRAGADAS com os amigos pode transforma-se em uma dor de cabeça. A DEPENDÊNCIA vai se instalando e quando menos se espera o fumante está viciado, necessitando de muita força de vontade para PARAR de fumar.

pensamentos.

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir". (Jean Piaget)

Aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã. vygotsky

ortografia - verbos em frases

ESC. EST. DEPUTADO NORBERTO SCHWANTES.
DOCENTE – MARISTELA
DISCENTE - _________________________________________________
1ª FASE DO II CICLO

1. Observe as palavras abaixo:

Futebol- amou- jornal -normal -adorou -passou -metal –canil- abriu
escreveu –automóvel-caracol –coloriu- acordou -casal –cristal- cuspiu -final
imortal- musical- abril- declarou- falou- andou -catedral -descolou -sorriu
genial -viu -local –contou- somou.

a) Separe as palavras do quadro em dois grupos.

Grupo 1 > L final:______________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Grupo 2 > U final:_____________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

2. Observe as palavras:


Andaram - falaram -fizeram –correram- perguntaram -comentaram -gostaram

Chorarão - andarão – correrão - nadarão - perguntarão - beberão- acordarão.


Encaixe as palavras do quadro nos dois grupos indicados abaixo:

Verbos que indicam ações feitas no passado:

___________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Verbos que indicam ações que serão feitas no futuro:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

3. Complete as frases com os verbos dos parênteses.

a) Marina e Sérgio ontem _______________de patins. (andaram ou andarão?)

b) Amanhã os dois grupos de amigos___________________ na piscina do clube.
(nadarão ou nadaram?)

c) Os pais de Clara_____________________ ontem que vão sair de férias.
(comentaram ou comentarão?)

d) Viviane e Douglas __________________ontem no calçadão da praia. (correrão ou correram?)